zulupa.com.br
sábado, 18 de novembro de 2017

Notícias / Variedades

 

13/11/2017 20h17

Sexta edição dos Jogos Rurais de Integração movimenta comunidades de Bom Princípio

Sexta edição dos Jogos Rurais de Integração movimenta comunidades de Bom Princípio

 

A Cancha do Padilha, na localidade de Passo Selbach, foi o palco da sexta edição dos Jogos Rurais de Integração de Bom Princípio, realizado no último domingo (12/11). O dia bonito de sol, aliado à temperatura favorável, contribuiu para que mais de 900 pessoas de 21 localidades diferentes disputassem diversas modalidades, entre elas corrida do saco para casais, debulhar o milho, disputa do lenhador, chute ao pneu, dança da laranja, tiro de laço da vaca parada, cabo de guerra e perna de pau, entre outras.

Ao final dos Jogos, a equipe que mais somou pontos - levando-se em conta, ainda, outras tarefas, como o desfile temático dos participantes, a melhor torcida e a melhor piada - foi a da cor Laranja, da qual faziam parte as localidades de Arroio das Pedras e Passo Salseiro, com 170 pontos. O segundo lugar ficou com a equipe Azul, das localidades de Canto do Rio, Morro São Pedro e Passo Selbach, com 157 pontos. Fechando o pódio, a equipe amarela, das comunidades de Bela Vista, Caí Velho e Paraíso, somou 147 pontos.

Os três primeiros colocados receberam troféus, além de premiações nos valores de R$ 300, R$ 200 e uma torta, respectivamente. Todas as modalidades deram medalhas aos vencedores. Ainda que houvesse o espírito de competição, a extensionista da Emater/RS-Ascar Elisete Girotto salientou que o principal objetivo do evento é integrar as famílias rurais como um todo, despertando nelas o espírito participativo em comunidade e a promoção do desenvolvimento físico, social e cultural. "É uma forma de mobilizar e motivar as famílias, valorizando o espaço rural", comenta.

O clima de amizade e de companheirismo entre as comunidades, também foi destacado pela agente de saúde aposentada, Dulce Haupp, uma das coordenadoras da equipe azul, da qual faziam parte os anfitriões. "Muitas vezes dá trabalho organizar a equipe, ou mesmo decidir quem disputa cada modalidade, mas no fim das contas a gente sempre se diverte", observa. Para Dulce, que sempre participou dos Jogos, o que vale mesmo é a confraternização. "Fora a importância de resgatar aquilo que fazia parte da rotina dos nossos antepassados", lembra.

Além do grande número de famílias participantes, o evento, organizado pela Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sicredi e Prefeitura de Bom Princípio, contou com a presença de autoridades, como o vice-prefeito do município anfitrião, João Weschenfelder, e o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, além de secretários, vereadores e representantes de entidades. Brandoli valorizou a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, empenhada em tornar este um dos maiores eventos da região. "O que só é possível com a parceria, tanto das entidades, como das famílias rurais", enfatizou.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113
(51) 9 9574-1323

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 9700 5946 / 9613 5633