zulupa.com.br
sábado, 18 de novembro de 2017

Notícias / Variedades

 

13/11/2017 20h17

Clair Kuhn assina contratos do Feaper em Novo Cabrais

Clair Kuhn assina contratos do Feaper em Novo Cabrais

 

O presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Clair Tomé Kuhn, esteve no município de Novo Cabrais, na quinta-feira (09/11), para a assinatura de contratos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), executado com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).


Os contratos assinados beneficiaram 15 famílias de produtores rurais, totalizando um montante de R$ 80 mil. A solenidade de assinatura dos contratos também contou com a participação dos gerentes regionais de Santa Maria, Regina Hernandes e Renato Cadó. De acordo com o presidente, o Feaper é uma das principais fontes transformadoras das pequenas propriedades rurais. "O Feaper tem essa capacidade de transformar, porque é um projeto de financiamento muito acessível ao agricultor. Não é um recurso doado, mas financiado com uma boa carência, uma boa quantia que não precisa ser devolvida".


Kuhn ainda frisa que o Feaper também é importante para a sucessão familiar no campo. "Tenho certeza que é uma boa ferramenta de multiplicação, de boas práticas e de manutenção de jovens e de pequenos agricultores na propriedade. À primeira vista, é um recurso pequeno, porém, na mão de um agricultor, um pequeno recurso se transforma em um grande negócio".


O presidente explica que o Feaper vem funcionando de forma satisfatória ao longo dos anos devido à parceria entre a Emater/RS-Ascar e a SDR, detalhando que a Instituição é responsável por operacionalizar os trabalhos que o Governo do Estado precisa desenvolver na área da agricultura familiar, na ação com os indígenas e com os quilombolas. Kuhn destaca que a Emater/RS-Ascar é o braço forte do Governo do Estado que chega à propriedade rural. "As políticas públicas só chegam à propriedade rural porque a SDR faz o convênio com a Emater, provém os recursos e, consequentemente, porque nós conseguimos executá-los de forma efetiva".


O coordenador regional de programas da SDR, Hermes Taschetto, explica que o grande objetivo dos recursos do Feaper é incentivar as famílias a inovarem na produção e permanecerem produzindo no meio rural. Ele afirma que a assinatura de contratos em Novo Cabrais é um evento marcante porque, apesar de ser um município pequeno, a economia predominante no município se sustenta pela agricultura familiar. Taschetto aponta que o Feaper é o melhor programa de crédito que existe no Brasil. "Porque 80% dos recursos são subsidiados, o que incentiva o agricultor a acessá-lo e a construir a sua infraestrutura e seus mecanismos de produção, para gerar recursos para a família, para que ela se sinta valorizada e atraída a permanecer no meio rural".



Novo Cabrais


No município de Novo Cabrais, os recursos recebidos através do Feaper serão destinados à compra de equipamentos e de insumos para diferentes tipos de produção agrícola. Taschetto afirma ainda que o Feaper proporciona recursos que atendem à essa diversidade. "Podemos financiar uma estufa para horticultura, equipamentos para irrigação, para construção de uma horta, para a produção de leite, dentre outras ações. Temos a Emater em cada município, que sabe muito bem administrar todos os projetos e, se os projetos forem viáveis, certamente haverá o financiamento na medida em que houver recursos para atentar a essas demandas".


O jovem agricultor Cristiano de Lacerda, residente na Linha Pfeifer, trabalha com a família na produção de tabaco e recebeu recursos do Feaper para implantar a produção de pepinos. Ele deseja conseguir uma renda extra na propriedade, pra ajudar a família em casa e permanecer trabalhando no interior. "Hoje em dia é difícil o jovem permanecer na roça, geralmente procura um emprego na cidade e sai trabalhar fora. Para isso, o Feaper é importante, porque apenas com a monocultura é difícil o produtor rural conseguir ficar no campo. Tem que ter uma diversificação produtiva, para obter uma melhor produção e gestão da propriedade".


A agricultora Elaine Beatriz Becker vai utilizar os recursos recebidos pelo Feaper para investir em estufas onde produz verduras destinadas à merenda escolar. Ela afirma que o recurso serve para que os produtores consigam acompanhar o desenvolvimento da agricultura. Já o jovem agricultor Gabriel da Rosa Dressler vai investir os recursos na produção de morangos. Ele opina que o Feaper é um incentivo importante para quem está começando a trabalhar de forma autônoma.



Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Claudine Friedrich
Estagiário Vicente Camillo
(55) 3222-4011
(55) 99935-2636

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRs
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 9700 5946 / 9613 5633