zulupa.com.br
sábado, 18 de novembro de 2017

Notícias / Variedades

 

13/11/2017 20h17

Reunião Técnica sobre Mandioca reúne grande público em Venâncio Aires

Reunião Técnica sobre Mandioca reúne grande público em Venâncio Aires

 

Mais de 120 agricultores participaram na tarde da terça-feira (07/11), no Ginásio da Comunidade São Martinho, localidade de Vila Palanque, interior do município de Venâncio Aires, de uma Reunião Técnica sobre o cultivo da Mandioca. A atividade teve como objetivo discutir soluções para os problemas enfrentados pelos produtores, principalmente com a bacteriose, doença que tem atingido as lavouras da raiz.

Segundo a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Djeimi Isabel Janisch, há alguns anos tem crescido de forma significativa a ocorrência de bacteriose na cultura da mandioca, caracterizada por reboleiras na lavoura, que normalmente se manifesta no período de dezembro a janeiro, onde as plantas amarelam, secam do ápice para a base e morrem, ou ficam com a produção muito prejudicada. "Tem ocorrido também morte de plantas da formação do stand inicial. Nestes casos ou ocorre falha no stand, ou stand desuniforme, quando uma nova gema da maniva brota. Nesta safra, atacando já em inicio de ciclo alguns produtores já perderam até 15% do stand inicial de plantas", relata Djeimi.

No período da manhã, antes da Reunião Técnica, um grupo formado por extensionistas da Emater/RS-Ascar do município de Venâncio Aires, o Assistente Técnico Regional e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Josemar Parise, o engenheiro agrônomo da Epagri/SC, Mauro Ferreira Bonfim Junior e o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Alencar Junior Zanon, e a equipe Simanihot da Universidade, realizaram uma visita a uma lavoura de mandioca para verificar in loco a realidade das lavouras do município.

A Reunião Técnica iniciou no período da tarde com a palestra do engenheiro agrônomo da Epagri/SC, Mauro Ferreira Bonfim Junior, que falou aos presentes sobre "Doenças da cultura do aipim". Em seguida, o professor da UFSM e engenheiro agrônomo, Alencar Junior Zanon, falou sobre "Manejo da cultura do aipim".

Na atividade também foi servido aos presentes um lanche com pratos à base de aipim. "Como encaminhamento, o grupo definiu a realização de uma reunião anual sobre a Cultura do Aipim para que seja apresentado os resultados obtidos na área de observação municipal que deverá ser implantada ainda este ano", ressalta Djeimi.

No munícipio de Venâncio Aires são cultivados atualmente 2.200 hectares de mandioca, sendo 50% das lavouras são para fins comerciais, envolvendo 800 produtores rurais. Entre os principais mercados de comercialização estão a Ceasa, agroindustriais de Mandioca descascada locais e também de fora do município, feiras e venda direta ao consumidor.

Também participaram da reunião o gerente adjunto estadual da Emater/RS-Ascar, Rogério Mazzardo, e o Assistente Técnico Estadual da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri.



Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804
(54) 9 9623-3388

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 9700 5946 / 9613 5633