zulupa.com.br
sábado, 18 de novembro de 2017

Notícias / Variedades

 

13/11/2017 20h17

Plantas Alimentícias Não Convencionais são tema de atividade em Tunas

Plantas Alimentícias Não Convencionais são tema de atividade em Tunas

 

Um grupo formado por 18 alunos do nono ano da Escola Estadual de Educação Básica Laura Klaudat, do município de Tunas, juntamente com a professora Eva Ortiz e a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Alessandra Pereira, participaram na terça-feira (07/11), de uma visita à propriedade rural dos agricultores Sirlei dos Santos Rodrigues e Olívio Jacob Ortiz, na localidade de Santa Rita, interior do município, para conhecer e identificar Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Desde o ano de 2014, os agricultores têm identificado e cultivado exemplares de PANCs na propriedade rural com o objetivo de resgatar variedades de diferentes plantas.

Para a realização da visita, os alunos participaram, no final do mês de outubro, de uma palestra ministrada pela extensionista Alessandra, sobre PANCs, para conhecerem o que são essas plantas e questões relativas ao assunto. A iniciativa partiu da professora do educandário. "A professora participou de uma palestra sobre PANCs que ministrei e nos procurou para realizar outra palestra para os alunos, que demonstraram interesse pela temática e criaram um grupo de pesquisas sobre o assunto, o qual conta com o apoio da Emater", explica Alessandra.

A extensionista ressalta ainda a importância de os estudantes identificarem as plantas alimentícias não convencionais, bem como os cuidados para com essas espécies. "As PANCs são alimentos e como tal devem ser cultivados e consumidos observando o paladar de cada um. Algumas espécies, como a serralha, já eram consumidas em algumas famílias, outras estão sendo introduzidas na alimentação devido aos benefícios e sua apresentação nos pratos. Os alunos gostaram por ser algo diferente", avalia a Alessandra.

Na oportunidade, os alunos conheceram mais de 15 espécies de PANCs, entre elas está a ora-pro nóbis, o Yacom, lanterninha japonesa, batata cará moela, entre outras.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(54) 3381-3804
(54) 9 9623-3388

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 9700 5946 / 9613 5633