zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

13/10/2017 20h49

32º Hortigranjeiros: Espaço de Plantas Bioativas chama atenção no Pavilhão 12

32º Hortigranjeiros: Espaço de Plantas Bioativas chama atenção no Pavilhão 12

 

Além da comercialização de agroindústria e hortigranjeiros, outro atrativo do Pavilhão 12 do Encontro Estadual de Hortigranjeiros tem chamado a atenção do público. Em um ambiente amplo e agradável, a Emater/RS-Ascar organizou uma exposição de plantas condimentares e aromáticas, que podem ser cultivadas e encontradas na região, destacando os diferentes tipos de uso e manejo.

A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz, que coordena a Comissão de Plantas Medicinais do 32º Hortigranjeiros, destaca que o espaço está inserido no foco de educação e promoção da saúde e na diretriz estratégica da Instituição de inclusão social e produtiva e ações socioambientais.

O destaque é para a diversidade de plantas condimentares, usadas para realçar o sabor e o aspecto de alimentos, como a sálvia, o tomilho e o alecrim, e aromáticas, que possuem aroma e são capazes de sensibilizar nosso olfato de forma agradável, como a lavanda e o manjericão. “As plantas podem trazer diversos benefícios. Além de alimentar, ajudam a harmonizar, apresentam ingredientes a favor do bem-estar. É importante sabermos aproveitar o que a natureza nos oferece a favor da saúde e da qualidade de vida”, comenta a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Marina Domenighi, que ajudou a organizar o espaço.

Receitas de geleias exóticas, sal temperado caseiro e de águas saborizadas também podem ser conferidas. Além disso, é apresentado um sistema hidropônico simplificado para produção de alimentos para consumo da família, que podem ser aproveitados tanto no meio urbano como rural. Com a hidroponia é possível cultivar a própria horta, inclusive em pequenos espaços, como em casas e apartamentos.

O 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros segue até domingo (15/10), no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson de Santa Rosa, com entrada gratuita.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633