zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

13/10/2017 20h49

Santo Augusto faz evento para valorizar alimentação saudável

Santo Augusto faz evento para valorizar alimentação saudável

 

O 4º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado na última quarta-feira (11/10), em Santo Augusto, mobilizou público de 14 municípios do Noroeste gaúcho. Com forte apelo à redução do uso de agrotóxico, o evento comemora a Semana da Alimentação, realizada no Rio Grande do Sul de 16 a 22 de outubro. O prefeito Naldo Wiegert e o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Carlos Turra, também participaram do evento, no Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, além de merendeiras, agricultores, estudantes e profissionais das áreas da saúde, educação e alimentação.

"O tema da Semana da Alimentação é Rumo à Consciência Alimentar e isso é possível a partir do momento em que fazemos escolhas com base no conhecimento", disse a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Isabel Robaert de Souza. Ao todo, foram realizadas nove oficinas e uma palestra com relato de experiência.

Agrotóxicos
"A mesa é o destino do agrotóxico", disse a palestrante do Fórum, professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Bárbara Clasen. Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e o Noroeste gaúcho se destaca entre as regiões do país que mais consome herbicidas e inseticidas. "Toda a população está exposta", alertou a professora da Uergs. O uso indiscriminado de agrotóxico, que segundo Bárbara poderia ser evitado com assistência técnica aos agricultores, está diretamente ligado a doenças como depressão e câncer.

O grande problema enfrentado pelos agricultores que produzem alimentos orgânicos não é nem tecnologia, nem mercado. O problema é outro, na opinião da agricultora e engenheira agrônoma, Romi Schneider, convidada a contar sua experiência como produtora de frutas e hortaliças orgânicas no município de Cruz Alta. "O que a gente não tem ainda é incentivo e subsídio do governo, a produção orgânica é por conta e risco da gente", disse Romi.

Oficinas

A oficina de Plantas medicinais e condimentares foi ministrada pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Silvana Canova; pela agente comunitária de saúde, Elenara Siqueira e farmacêutica Cláudia Pinno, ambas da prefeitura de Ajuricaba, município que recebeu recursos do ministério da saúde e, desde então, fornece, com prescrição médica, medicamentos à base de plantas aos pacientes.

A oficina de Germinados, brotos e suco verde, ministrada pela administradora de empresa, pós-graduada em sustentabilidade integral, Amanda Russafa, destacou a produção de brotos como o do girassol.
A oficina Produtos à base de Kefir, foi ministrada pelas professoras do IFFar Mariana Ferraz e Camila Lago.

A oficina Produtos à base de batata-doce, foi ministrada pela extensionista da Emater/RS, Ascar, Isabel Robaert de Souza, e aluno do quarto semestre do curso de Tecnologia de Alimentos do IFFar, Felipe dos Santos.

Avicultura colonial: ovos e frangos, oficina ministrada pelos professores do IFFar Franciele de Oliveira e Rafael Venturini.

A oficina Legislação para legalização de agroindústrias, foi coordenada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Erni Breitenbach.

Hortas caseiras, oficina ministrada pela professora do IFFar, Elaine Vione.
Produtos ecológicos, oficina apresentada pelo professor do IFFar, Tarcísio Samborski.

Vegetais minimamente processados, oficina coordenada pela professora do IFFar, Joseana Severo.

Aproveitamento integral dos alimentos e Boas Práticas de Fabricação, ministrada pela nutricionista Taíze Rodrigues, explorou a criatividade na cozinha. Entre as inovações gastronômicas, a oficina apresentou o sorvete de mandioca. Embora a receita contenha leite condensado e creme de leite, ponderou a nutricionista, ainda pode ser uma alternativa ao consumo da mandioca.


Veja como fazer o sorvete de mandioca

Ingredientes
3 xícaras de mandioca cozida e amassada
2 xícaras de água
2 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite

Modo de preparar
Aqueça a água, o leite e o açúcar. Acrescente a mandioca cozida e deixe ferver por cinco minutos. Bata tudo no liquidificador, juntamente com o leite condensado e o creme de leite. Coloque para gelar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / 99976 8547
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633