zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

13/10/2017 20h48

Lideranças participam de reunião de reestruturação de Conselho Agropecuário em Ubiretama

Lideranças participam de reunião de reestruturação de Conselho Agropecuário em Ubiretama

 

O dia 6 de outubro de 2017 tornou-se um marco na história de Ubiretama, município das Missões com aproximadamente 2.296 habitantes, em função da reestruturação do Conselho Municipal de Agropecuária, uma união de esforços entre entidades e agricultores para o fortalecimento do meio rural do município. Entre as autoridades presentes na reunião estiveram o prefeito Ildo Leske, o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, o gerente regional da Instituição, Ademir Renato Nedel, e o gerente regional adjunto, José Vanderlei Waschburger.

Em um primeiro momento foram debatidas questões pertinentes à Semana Interamericana de Água e entregues os resultados das análises de água a representantes das diferentes comunidades do município, a fim de estabelecer estratégias de melhoria da qualidade da água que abastece o meio rural.

Na sequência, o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Rubens Tesche, falou sobre as principais designações e implicações do papel de conselheiro. Já o secretário municipal de Administração, Odair Knapp, apresentou orientações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR).

Imbuídos destas informações, os participantes do Conselho Municipal de Agropecuária elegeram a nova diretoria, com mandato de dois anos. Foram eleitos, como presidente, Miguel Kessler, da Associação da Linha Acre Sul, vice-presidente, Lia Bertolo, do Grupo de Mulheres da Linha Natal Sul, secretário, Edemar Siqueira, da Emater/RS-Ascar, e segundo secretário, Ricardo Correia, da Associação de Máquinas da Linha Marquês de Abrantes Sul.

O Conselho Municipal de Agropecuária de Ubiretama é composto por participantes das Associações de Máquinas e de Redes de Água, integrantes dos Grupos de Mulheres, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria Municipal da Agricultura, sendo 50% a representação equitativa de homens e mulheres.

A reunião seguiu durante a tarde com a apresentação do estudo de situação do município, apresentado pela extensionista da Emater/RS-Ascar Alice Quinzani. Também foi apresentado o plano operativo e discutido em conjunto com o Conselho o planejamento das ações prioritárias de atuação da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) para o ano de 2018. Ficaram definidos como focos de atuação a bovinocultura de leite, educação e promoção da saúde, organização rural, fruticultura e olericultura comercial, artesanato, crédito rural, solos, produção de grãos, juventude rural e agroindústria.

Outra ação do Conselho foi a discussão sobre o valor de aproximadamente R$ 70 mil, conquistado via Consulta Popular Cidadã, para investimento no setor leiteiro. Os recursos serão aplicados na aquisição de um conjunto de fenação e contará com contrapartida da Prefeitrua, caso necessário.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, reiterou a importância de discutir ações que contribuam com a rentabilidade da propriedade, como o trabalho de gestão sustentável e de Manejo Integrado de Pragas e Doenças, com a oportunidade de "ter uma pequena propriedade e ser um grande produtor". Também destacou o significado de sua participação em momentos como o ato de criação do Conselho. "Tenho como meta participar de diferentes ocasiões, em distintos pontos do Estado, para ter a oportunidade de ouvir, conhecer as necessidades e, assim, discutir e planejar estratégias junto às secretarias que contribuam com as realidades de cada região", afirmou Clair.

Já o prefeito de Ubiretama, Ildo Leske, comemorou os resultados do dia de trabalho. "Hoje é um dia muito importante para o município, em função da criação do Conselho. Para nós é uma satisfação também poder receber o presidente da Emater no município, onde a Instituição é tão importante. Nossos municípios estão perdendo jovens, empresas, investimentos. Mas também tem muitos outros potenciais a serem explorados", frizou o prefeito.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633