zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

06/10/2017 20h01

Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas de Lajeado é inaugurada

Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas de Lajeado é inaugurada

 

Quem passou pelo espaço compreendido entre os prédios 03 e 07 da Univates, em Lajeado, na tarde de quinta-feira (05/10), percebeu uma movimentação diferente. No local, por iniciativa da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), foi realizada a primeira edição da Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas, que possibilitou ao público a aquisição de produtos como alface, morango, pepino, agrião, alho-poró, rúcula, espinafre e couve-flor, além de temperos e chás livres de agrotóxicos.

Como ocorrerá sempre na primeira e na terceira quinta-feira do mês, a próxima edição da feira já tem data marcada: será no dia 19 de outubro, no mesmo local, a partir das 17h. A feira, considerada um sucesso pelas entidades organizadoras, conta com produtos in natura, beneficiados e/ou industrializados produzidos por grupos como o de Agricultores Ecologistas da Forqueta, da Organização de Controle Social (OCS) Defensores da Natureza, da OCS Orgânicos do Vale e do Grupo Ecológico Mãos da Terra.

A agricultora Márcia Ferrari, que integra o grupo de Agricultores Ecologistas da Forqueta valorizou a iniciativa, que permite aos produtores terem um canal a mais de comercialização. "É algo que nos motiva a produzir um pouco a mais, já que temos essa demanda garantida", comenta. Integrante da OCS Orgânicos do Vale, o agricultor Leandro Lange comemora. "Acredito que essa feira tenha potencial para ocorrer uma vez por semana", disse. "Quem sabe não seja algo para se projetar para o próximo ano", completou.

O casal Adriano Schwingel e Anemari Menhard, de Lajeado, também comemorou a disponibilidade de um novo espaço para a aquisição de cultivos agroecológicos. "Somos consumidores desse tipo de produto há muito tempo e muitas vezes precisávamos buscar em outros lugares essas alternativas", comentou Anemari. "É muito bom saber que agora podemos comprar produtos de confiança mais perto da nossa casa", observou Schwingel, ainda lamentando a falta de uma presença maior de orgânicos no mercado.

Para o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, extensionista Lauro Bernardi, a feira pode ser considerada um marco, já que este pode ser considerado um antigo sonho da comunidade lajeadense. "Esse é um espaço diferenciado de comercialização que é fruto da articulação entre diversas parcerias que procuraram acolher a sinalização dos consumidores que, atentos a este significado, percebem o alimento seguro, sustentável e com respeito à natureza como uma forma de resguardo da saúde familiar", pondera.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113
(51) 9 9574-1323

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633