zulupa.com.br
quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Notícias / Variedades

 

06/10/2017 20h01

Feira Estadual de Sementes Crioulas começará nesta sexta-feira em Canguçu

Feira Estadual de Sementes Crioulas começará nesta sexta-feira em Canguçu

 

A 8ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares começará nesta sexta-feira (06/10), em Canguçu, na Região Sul do Estado, às 9h, com a realização do Fórum de Agricultura Familiar e participação do ambientalista Sebastião Pinheiro.

Destaque na valorização da Agroecologia e dos saberes da agricultura familiar, a Feira é não só um evento de abrangência estadual, mas também ocasião de intercâmbio cultural entre a região e países da América Latina e Mercosul, como Argentina, Chile, Venezuela, Uruguai e Paraguai. A programação ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes de Canguçu, com o tema "Semente Crioula, o Princípio para a Agroecologia". A abertura oficial será no sábado (07/10), às 14h30. O evento contará com mais de 150 expositores e com uma expectativa de aproximadamente 25 mil visitantes durante os dias 06, 07 e 08/10, período de realização da Feira, com a comercialização de sementes, seminários, oficinas, palestras e apresentações artísticas.

A Emater/RS-Ascar é uma das instituições parceiras que organizam a Feira e disponibilizará um estande com demonstrações e oficinas técnicas sobre segurança alimentar, produção de morangueiro e silo secador. De acordo com a extensionista social do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Canguçu, Bianca da Silveira, o trabalho de organização tem sido intenso, com encontros desde janeiro deste ano. "O fluxo de pessoas é maior a cada ano e isso é ótimo, porque ela é fundamental na propagação da importância da agroecologia e dos conhecimentos tradicionais do pequeno agricultor familiar. Além disso, é uma oportunidade de as famílias agricultoras agregarem valor à sua renda e de a cultura da terra ser valorizada", avaliou Bianca.

A 8ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares é organizada em parceria pela União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu, Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Canguçu, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Fórum de Agricultura Familiar da Região Sul do RS, Cooperativa União dos Agricultores Familiares de Canguçu, Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC), Escola Família Agrícola de Canguçu e Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA).

Fórum
O Fórum da Agricultura Familiar terá a seguinte programação:
8h - Inscrições
9h - Abertura e Informes
9h30 - Palestra: Sementes Crioulas, do Campo à Mesa, com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Irajá Antunes
10h30 - Relatos: Estágios e Vivências da Juventude Rural - Mediação do engenheiro agrônomo do CAPA, Ernesto Alvaro Martinez
12h - Intervalo para o almoço
13h30 - Palestra: Biopoder Camponês, como o ambientalista Sebastião Pinheiro.
14h30 - Palestra: Desenvolvimento de Novos Insumos: A experiência da Embrapa Clima Temperado, com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Carlos Augusto Posser Silveira
15h30 - Palestra: Relato do Agricultor Agroecológico Nilo Schiavon e Família
Mediação do Chefe Geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Victória Salomão
imprensa@emater.tche.br
(53) 99963-2964
www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRs
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 9700 5946 / 9613 5633