zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/09/2016 16h07

Tecnologia do carneiro hidráulico é apresentada em Jaquirana

Tecnologia do carneiro hidráulico é apresentada em Jaquirana

 

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Associação dos Produtores de Queijo e Derivados de Leite de Jaquirana (Aprojaqui) realizou, nesta quinta-feira (15/09), uma demonstração de montagem e instalação de um carneiro hidráulico, na fazenda do produtor Luiz Alberto Pinto Júnior. A atividade ocorreu das 11h às 17h, com almoço na propriedade.

Em torno de 40 pessoas participaram da demonstração, realizada pelo engenheiro agrícola da Emater/RS-Ascar, Douglas Corso. Ele explica que o carneiro hidráulico é uma tecnologia antiga, utilizada para levar água até níveis mais altos sem a necessidade de motores elétricos, a gasolina ou diesel. "Este sistema utiliza a diferença de pressão para bombear a água. Ele é montado com conexões de PVC comuns, uma válvula de poço adaptada, um parafuso, uma mola e uma válvula de retenção, materiais que podem ser encontrados em qualquer loja de ferragens e custam cerca de R$ 160, podendo ser construído pelos próprios produtores, já que é de fácil montagem", revela.

"O carneiro hidráulico é uma energia limpa capaz de ser empregada para levar água até piquetes, para a dessedentação animal, reservatórios de irrigação, estufas ou hortas para a produção de vegetais e renovação da água de açudes para a piscicultura, sem gastar quase nada para isso", enfatiza Corso, que ainda elenca outros benefícios da tecnologia, como a pouca manutenção exigida e a dispensa da necessidade de extensão da rede elétrica até pontos mais distantes.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 9976-8863
(54) 3223-5633

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633