zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/09/2016 16h07

Emater/RS-Ascar inicia trabalho com ovinocultores em Campos Borges

Emater/RS-Ascar inicia trabalho com ovinocultores em Campos Borges

 

Orientar e estimular o desenvolvimento da ovinocultura no município de Campos Borges foram alguns dos objetivos da ação realizada pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), na terça-feira (13/09). Ovinocultores e agricultores interessados na atividade estiveram na propriedade do produtor Fidelcino Toledo, na localidade de Rincão dos Toledos, onde iniciou o trabalho de orientação técnica, por meio da formação de um grupo de criadores e da programação de atividades de capacitação em técnicas de manejo do rebanho a serem desenvolvidas regularmente conforme o calendário de manejo dos ovinos.

Na ocasião, os ovinocultores Paulo Corazza e Marcos Eduardo Pereira Rosa — que também é extensionista da Emater/RS-Ascar no município de Jacuizinho —, juntamente com a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Francieli Nava, apresentaram ao grupo a experiência do Grupo de Ovinocultores do Município de Alto Alegre. Além disso, também foi realizada uma oficina de cortes básicos de carne ovina e preparados alguns pratos para o almoço a base de carne de cordeiro, como o carré, filé, chuleta, chapéu de bispo, linguiça e pernil desossado.

Em seguida, o médico veterinário e responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em Campos Borges, Gilvam Marion Junior, falou sobre as questões relativas ao registro do rebanho junto a Inspetoria Veterinária e ao abatedouro municipal. Finalizando as atividades, representantes das entidades presentes fizeram suas manifestações quanto as formas de apoio a atividade que poderão ser desenvolvidas junto ao grupo, sendo organizado uma proposta de encontros regulares dos criadores para capacitação em temas relativos ao manejo de ovinos, tendo um segundo encontro programado já para o mês de outubro.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
Jornalista Carina Venzo Cavalheiro
cvenzo@emater.tche.br
(51) 2125-3105
(51)9918-1609

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633