zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/09/2016 16h06

Dia de Campo em Flores da Cunha reúne centenas de agricultores

Dia de Campo em Flores da Cunha reúne centenas de agricultores

 

O Dia de Campo "Semeando Ideias para Colher Alimentos" foi realizado nesta quinta-feira (15/09), na propriedade da família Pagno, em Flores da Cunha, envolvendo as 1.200 famílias de oito municípios da região (Antônio Prado, Bento Gonçalves, Ipê, Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha) assistidas pela Emater/RS-Ascar na Chamada Pública da Sustentabilidade. O governador do Estado, José Ivo Sartori, prestigiou o evento, acompanhado pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, e pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, entre outras autoridades.

De acordo com Sartori, o papel da Emater/RS-Ascar é fundamental para o desenvolvimento do Estado e também para colocar a agricultura familiar gaúcha em lugar de destaque no Brasil. "É um trabalho técnico de alta competência, que contribui com o pequeno agricultor, acrescenta valor e muda conceitos e culturas", disse o governador.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, lembrou que a meta da Instituição é levar cada vez mais qualidade de vida para as famílias rurais, e que o trabalho da Emater/RS-Ascar só é válido porque os agricultores participam e produzem. Entre os temas trabalhados nesses dias de campo, ele destacou a questão da diminuição da penosidade do trabalho e da redução do uso de agroquímicos.

O delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Márcio Madalena, disse que vai trabalhar para que existam mais Chamadas Públicas como esta. "Esse diferencial do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural Social da Emater e do povo da Serra serve como vitrine da Chamada Pública de forma espetacular".

O secretário da Agricultura de Flores da Cunha, Jones Pirolli, representando os oito municípios participantes, destacou a importância das inovações agrícolas apresentadas no Dia de Campo e da qualificação dos agricultores para terem uma vida melhor, aumentarem a rentabilidade e serem competitivos.

O Dia de Campo apresentou aos agricultores tecnologias e práticas eficientes e adequadas para a produção agrícola e a sustentabilidade das propriedades rurais, como a pulverização eletrostática, alternativas de controle de doenças de solo em hortaliças: hidroponia, cultivo em substrato e enxertia do tomateiro, e manejo do solo e da água na fruticultura, com a demonstração de um cultivo sucessivo de plantas de cobertura do solo. A atividade contou ainda com exposição de máquinas para colheita e transporte de uva e para o plantio de cebola, além de informações sobre qualidade em mudas de videira, adequação ambiental da propriedade rural, energia fotovoltaica, cobertura plástica e uso de EPIs, entre outros.

Para o agricultor Alberto Pontel, produtor de uva e tomate em Antônio Prado, a participação na Chamada Pública foi uma oportunidade de aprendizado e troca de ideias sobre plantio, manejo, entre outros. Ele conta que implantou cobertura plástica em seis dos 10 ha de parreirais que possui, com auxílio da Emater/RS-Ascar e financiamento, o que resultou em economia devido à redução de aproximadamente 80% no número de tratamentos efetuados, produção com maior qualidade, em maior quantidade e um preço superior pelo produto. Pontel, que tem um filho de 26 anos que trabalha com ele, considera esse investimento importante para a sucessão familiar. "Isso incentiva, dá condições para permanecer na agricultura, porque se não tiver qualidade e uma renda melhor, o jovem não fica", ressaltou.

O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Flores da Cunha, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, marca o encerramento das atividades da Chamada Pública, que completa três anos em outubro, com mais de mil eventos coletivos realizados na região, sete mil visitas individuais e cerca de 1.500 cadastros ambientais rurais realizados.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 9976-8863
(54) 3223-5633

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633