zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

24/08/2016 19h50

EXPOINTER 2016 - Emater/RS-Ascar traz novas temáticas para a feira

EXPOINTER 2016 - Emater/RS-Ascar traz novas temáticas para a feira

 

Este é o segundo ano em que a Emater/RS-Ascar está em novo espaço na Expointer, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR). Para a 39ª edição da Expointer, que inicia neste sábado (27/08) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a Instituição está trazendo, como novidades, novas temáticas, que serão apresentadas ao público, de forma teórica e prática, como o Manejo Integrado de Pragas (MIP), a produção de leite à base de pasto e a melhoria da qualidade do leite, o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, as energias alternativas e as receitas que serão elaboradas em uma cozinha didática.

A cozinha didática vai abordar o tema Biodiversidade na Sua Mesa. O objetivo é aumentar a consciência pública para a diversidade dos alimentos locais e os benefícios nutricionais das leguminosas e Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs) como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a soberania e segurança alimentar e nutricional. Alguns dos ingredientes que serão usados nas receitas são grão de bico, feijão miúdo, amendoim e soja, leguminosas escolhidas para comporem o cardápio que será demonstrado na Expointer em razão de 2016 ser o Ano Internacional das Leguminosas.

Também haverá demonstração de receitas como torcidinho de folha de batata doce, esfiha de ora-pro-nobis, pasta de grão de bico com serralha e bolo de feijão miúdo com cobertura de butiá, entre outras.

A nutricionista da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizzoni, explica que algumas leguminosas são muito nutritivas, mas que muitas vezes as pessoas não têm o hábito de as utilizarem nas receitas, assim como as Pancs. “Apesar de ao longo do tempo serem deixadas de lado na composição da dieta, têm uma importância fundamental na nutrição humana, além da relação cultural da humanidade em compor a biodiversidade dos ambientes”, avalia Leila.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre e coordenador geral do espaço, Ademir Santin, ressalta que a nova área ainda está em fase de estruturação e, por isso, a metodologia de demonstração das ações institucionais será em formato de Dia de Campo, método desenvolvido nos 494 municípios em que a Instituição está presente no Estado, durante todo o ano, para motivar o público assistido pela Emater/RS-Ascar a adotar as tecnologias sociais, econômicas e ambientais. “Assim, além de ouvir as explicações e demonstrações, os visitantes poderão tirar dúvidas e conhecer na prática as ações desenvolvidas pela Instituição nas mais diversas áreas e com os públicos indígenas, quilombolas, agricultores familiares, pescadores artesanais e pecuaristas familiares”, ressalta.

Durante a Expointer, a Emater/RS-Ascar também demonstrará como a energia solar fotovoltaica pode ser implantada pelos produtores rurais, como se melhora a fertilidade do solo, com adubação verde, terraceamento e cordões vegetados, e repassará dicas de compostagem, gestão, saneamento básico e educação ambiental, piscicultura, cultivo de hortigranjeiros em ambiente protegido e a céu aberto e sobre agricultura urbana.

Também é o objetivo dos extensionistas, durante a Expointer, demonstrar as ações socioassistenciais desenvolvidas pela Instituição, os cursos ofertados nos oito Centros de Treinamento coordenados pela Emater/RS-Ascar e as atividades das Unidades de Cooperativismo.

Paralelamente serão realizados, diariamente, vários eventos, como o lançamento do livro “Histórias das Agroindústrias Familiares”, café da manhã com a imprensa, dentre outros.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
cmassierer@emater.tche.br
51-9997-8803

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633