zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

24/08/2016 19h50

Agricultores de Camaquã visitam agroindústria familiar e produção semi-hidropônica de morango em Turuçu

Agricultores de Camaquã visitam agroindústria familiar e produção semi-hidropônica de morango em Turuçu

 

A Emater/RS-Ascar apoia e encoraja as iniciativas de agricultores familiares na implantação e legalização de agroindústrias, estabelecimento de Selo de Qualidade e no fortalecimento de grupos associativos no município de Camaquã. Para dar conta destes objetivos, uma das atividades realizadas pela instituição foi promover uma visita técnica ao município de Turuçu, no dia 18 de agosto.

Um grupo de aproximadamente 40 agricultores e extensionistas realizaram uma visita técnica no município de Turuçu, distante 86km, para conhecer uma agroindústria familiar e propriedades com cultivo de morango em sistema semi-hidropônico protegido. Segundo a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Samanta Prunier, os agricultores puderam ver todos os passos percorridos pela família para a instalação de uma agroindústria e ainda receberam informações a respeito da cultura do morango neste tipo de sistema, que apesar de tecnológico é viável para pequenas propriedades.

A fundadora da agroindústria familiar Sabor da Colônia, Verônica Tuchtenhagen, ficou surpresa com a organização das famílias de Turuçu para desenvolver estas atividades. A família de Verônica tinha na produção de fumo a principal fonte de renda da família. Conforme a agroindústria foi crescendo, o fumo foi sendo substituído por frutos e verduras que hoje são utilizados como matéria prima de suas receitas. O trabalho na agroindústria é realizado por toda a família.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Charlise Nunes, afirma que a visita foi planejada para incentivar a adesão ao programa Estadual de Agroindústrias Familiares. "Além disso, foi gratificante ver a motivação deles para a produção de morangos, pois além de ser uma atividade rentável é uma alternativa de diversificação na propriedade", frisa.

Para Samanta a visita foi um sucesso, pois pode se perceber que o caminho para o agroprocessamento de produtos vegetais e animais é possível e depende muito da persistência e aperfeiçoamento dos agricultores.

A Emater/RS-Ascar presta assistência técnica aos agricultores familiares e suas organizações na implantação e adequação de agroindústrias, na formação de beneficiários e no apoio à comercialização. A atividade do agroprocessamento nas propriedades rurais de agricultores familiares do Estado do Rio Grande do Sul é muito intensa e, conforme dados do Censo Agropecuário 2006, realizado pelo IBGE, alcança 82.220 estabelecimentos.



Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
cmassierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 9997-8803

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633