zulupa.com.br
sábado,27 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

22/07/2016 19h09

Minetto destaca ações para fomento do cooperativismo em seminário

Minetto destaca ações para fomento do cooperativismo em seminário

 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, destacou diversas ações do Programa de Apoio e Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho para fortalecer o setor, durante o Seminário de Cooperativismo, realizado em Erechim, nesta quinta-feira (21/07), no Centro de Treinamento de Agricultores (Cetre). O evento reuniu representantes de 23 cooperativas de diversos segmentos, das regiões do Alto Uruguai e Norte do Estado, além de autoridades e lideranças.

Minetto destacou que o programa visa fomentar ações de intercoperação, organização de novas cooperativas, apoiar a gestão, capacitação, educação e o acesso ao crédito. Também integram o conjunto de ações do programa, enfatizadas pelo secretário, o desenvolvimento e apoio à infraestrutura rural, melhorando o acesso à internet e a qualidade da energia no campo, para fortalecer os sistemas locais e regionais de abastecimento por meio de cooperativas, associações e agroindústrias.

Nas ações de fomento ao desenvolvimento rural sustentável, o secretário falou sobre o apoio às politicas de compras institucionais da agricultura familiar, como a execução dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo. "Temos que apoiar o sistema de cooperativismo porque acreditamos nele". Para o secretário é preciso integração, somar esforços. Minetto observou ainda que mesmo num contexto de crise e oportunidades, o cooperativismo foi o segmento que mais cresceu. "O cooperativismo é um agente de importância social e econômica para o desenvolvimento". Dentro da contextualização, ele expôs as inúmeras possibilidades de crescimento do cooperativismo, como as chamadas públicas de aquisição de alimentos.

A expansão do cooperativismo e os resultados do trabalho realizado foram expostos pelo coordenador estadual do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), Francisco Manteze, ao falar das ações em cooperativismo da Emater/RS-Ascar que são desenvolvidas através das Unidades de Cooperativismo (UCP’s). Na região de Erechim e Passo Fundo, as atividades da unidade de cooperativismo, que hoje atende a 31 cooperativas, somam resultados positivos, destacando-se a qualificação na gestão e a evolução na comercialização dessas organizações, que era de sete milhões em 2011, passando para mais de 13 milhões em 2015, no mercado institucional.

Assinaturas
Após a abertura do evento, as cooperativas Cotrel (Erechim) e Coopavi (Viadutos), assinaram o Termo de Adesão ao Programa de Extensão Cooperativa (PEC/RS). Já as cooperativas Coolaf e Coopingo, ambas de Lagoa Vermelha, e a Cecafes (Erechim), assinaram termo aditivo.

Abertura
Participaram da abertura, além do secretário Tarcisio Minetto, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Nilton Cipriano Dutra de Souza, e o adjunto do regional de Passo Fundo, Cláudio Doro, o presidente da Cotrel, Luiz Paraboni Filho e Alderi do Prado, da Creral, representando o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599
(54) 9976-8867

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633