zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

29/04/2016 18h45

Trindade do Sul realiza Seminário do Leite durante Expotrisul

Trindade do Sul realiza Seminário do Leite durante Expotrisul

 

Durante a Expotrisul 2016, tradicional Feira de Exposições de Trindade do Sul, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Trindade do Sul promoveram, na manhã desta quinta-feira (28/04), a 6ª edição do Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e Mostra da Terneira. Mais de 150 produtores de Trindade do Sul, Três Palmeiras, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Alpestre, Liberato Salzano e Rio dos Índios participaram do evento, realizado no CTG Lenço Preto.

A atividade de bovinocultura de leite vem crescendo no município, ganhando importância econômica, social e ambiental entre as famílias rurais. Desta forma, o objetivo do Seminário foi o de fortalecer a cadeia produtiva do leite através da qualificação dos produtores locais e da região. Os produtores puderam acompanhar uma palestra sobre a influência da alimentação no melhoramento genético, ministrada pelo médico veterinário da CRV Lagoa, Leonardo Moreira.

Segundo o veterinário, para que o potencial genético possa ser expresso, os fatores ambientais precisam estar alinhados a uma alimentação de qualidade. A nutrição animal faz parte de um tripé que determina a possibilidade de manifestação das qualidades genéticas. O bem-estar animal, proporcionado através de boas instalações e ambiente favorável à criação, somado a uma alimentação de qualidade e com base nas características de cada animal são fatores que influenciam no potencial genético dos animais.

O veterinário explanou também sobre sanidade animal, as doenças e zoonoses que afetam o gado leiteiro e enfocou os processos de higiene, que garantem a qualidade do leite no processo de ordenha.

Autoridades participaram do evento, entre elas o prefeito de Trindade do Sul, Odair Pelicioli, o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, o secretário Municipal da Agricultura, Manoel de Oliveira, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Neri Pizzi.

O prefeito de Trindade do Sul parabenizou o trabalho da Emater/RS-Ascar, com destaque às ações promovidas para fomentar a atividade leiteira no município, importante cadeia produtiva da região, que assegura a permanência de centenas de famílias no meio rural, com renda e qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9985-3680

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633