zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

29/04/2016 18h45

Tecnologias para produção, secagem e armazenagem de milho são abordadas na Serra

Tecnologias para produção, secagem e armazenagem de milho são abordadas na Serra

 

A Emater/RS-Ascar promoveu, nesta quinta-feira (28/04), um Dia de Campo sobre Controle Biológico e Armazenagem, na propriedade do agricultor Alfeu Contin, na Linha São Roque, em Antônio Prado. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa, apresentou essas tecnologias e suas vantagens. Participaram 22 agricultores que fazem parte da Chamada Pública da Sustentabilidade.

Villa explicou que o controle biológico é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), que consiste na liberação massal da microvespa Trichogramma sp para o controle das lagartas do milho. “A vespa coloca seus ovos no ovo da mariposa, parasitando-o. Sua larva se alimenta do ovo da mariposa, impedindo o nascimento da lagarta”, explica Villa. De acordo com o agrônomo, essa tecnologia tem alta eficiência, baixo custo e nenhum risco de contaminação ambiental.

Villa também falou sobre o sistema de secagem de grãos a ar natural forçado, destacando sua eficiência e a qualidade do produto obtido, que é secado de forma lenta e sem ser submetido a altas temperaturas. Na propriedade onde foi realizado o dia de campo, o agricultor construiu um silo secador com capacidade para secagem e armazenagem de mil (1.000) sacos de milho. “Para o grão ser melhor conservado, é necessário fazer uma pré-limpeza, para a retirada de impurezas e grãos quebrados. Para isso, o produtor adaptou uma trilhadeira, modificando as peneiras e usando para a limpeza de grãos”, ressalta o agrônomo.

O milho também foi tema de uma reunião técnica realizada na última terça-feira (26/04), na Linha Marcondes, no município de Gramado. Na ocasião, Villa abordou o cultivo de milho, as diferentes variedades de sementes e o controle biológico da lagarta do cartucho. O evento contou com a participação de produtores de milho (grão) e de leite, que utilizam o milho para silagem como fonte principal de alimentação dos animais.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo repal@emater.tche.br
(54) 99768863
(54) 32235633

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633