zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

29/04/2016 18h44

Cadeia da suinocultura é debatida durante Seminário Regional em Pinhal

Cadeia da suinocultura é debatida durante Seminário Regional em Pinhal

 

Para discutir a atual situação da suinocultura na região e fortalecer toda a cadeia produtiva da atividade suinícola, a Emater/RS-Ascar, a Câmara Técnica Regional da Suinocultura, a Associação dos Suinocultores de Pinhal e a Prefeitura de Pinhal promoveram na noite de quarta-feira (27/04) a segunda edição do Seminário Regional da Suinocultura. O evento aconteceu na sede da Creluz e reuniu mais de 300 participantes, entre produtores e entidades ligadas ao setor, de 25 municípios da região.

O Seminário foi planejado em âmbito regional visando à consolidação de uma parceria entre os produtores de toda a região. A suinocultura é uma das atividades destaque no RS. Mais de 590 mil pessoas, de forma direta ou indireta, dependem da suinocultura no Estado. São mais de 176 mil famílias, que correspondem a 5,5 % da população gaúcha, presente em 308 municípios.

A situação atual e a perspectiva da suinocultura na região foram temas abordados pelo médico veterinário e empresário da Suinocultura Acadrolli, de Rodeio Bonito, Rafael Acadrolli. A palestra contou com a colaboração do empresário Flauri Migliavacca. Acadrolli falou sobre as dificuldades enfrentadas pela suinocultura, destacando o alto preço do milho, que hoje interfere diretamente no custo de produção de suínos. “70% do custo de produção de suínos é baseado na alimentação e 65% da base da ração é milho”, exclamou.

Segundo os palestrantes, mesmo com os altos e baixos, a atividade da suinocultura, se planejada de acordo com a realidade da pequena propriedade, através dos investimentos corretos, viabiliza a agricultura familiar e garante a sucessão familiar.

O engenheiro agrônomo da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia/SC, Evandro Barros, explanou sobre a suinocultura e o meio ambiente, os impactos e formas de mitigação. Barros fez referência às características da criação de suínos hoje, como grande escala, alta relação animal por área e a grande quantidade de dejetos, destacando a necessidade de pensar soluções para o uso dos resíduos provenientes da atividade.

Para encerrar o debate, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do RS (Acsurs), Valdecir Folador, apresentou dados do cenário estadual e nacional da suinocultura e as tendências, perspectivas e desafios da atividade. Segundo Folador, mais de 50% da organização da suinocultura no Brasil está concentrada nos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). O presidente da Acsurs salientou a importância da suinocultura gaúcha, que no ano de 2015 exportou 179 mil toneladas de suínos, e reforçou a necessidade da realização de espaços de discussão e capacitação envolvendo os produtores, empresas e entidades do setor, buscando o fortalecimento da atividade suinícola em toda sua cadeia produtiva.

Entre as autoridades, participaram do Seminário o prefeito de Pinhal, Edmilson Pelizari, o gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Francisco Frizzo, o prefeito de Rodeio Bonito e presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Nilson Dal Cortivo, o coordenador da Câmara Técnica Regional da Suinocultura, Cleber Cerutti, e o representante da Associação dos Suinocultores de Pinhal, Nilson Bagatini.

Para dar continuidade às ações envolvendo a atividade da suinocultura, no próximo dia 12 de agosto, o município de Rondinha sediará o Dia Estadual do Porco. O evento reúne produtores, entidades, empresas e autoridades de todo o Estado, como forma de valorização e fomento da suinocultura no Rio Grande do Sul.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9985-3680

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633