zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

29/04/2016 18h44

Fecolônia expõe crescimento do setor primário de Ijuí até domingo (01/05)

Fecolônia expõe crescimento do setor primário de Ijuí até domingo (01/05)

 

A Fecolônia, feira que reúne o segmento da agricultura familiar de Ijuí, começou nesta quinta-feira (28/04). A exposição ocorre juntamente com a Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), até domingo (01/05), com entrada gratuita, no Parque Wanderley Burmann.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, disse que iniciativas como a feira de Ijuí fortalecem o Brasil. “Precisamos, acima de tudo, acreditar no município, no Estado e no país”, disse o secretário de Obras. Embora a economia brasileira esteja passando por um período de recessão, Burmann mencionou investimentos do Governo do Estado em Ijuí, em áreas como educação e saneamento, conduzidos no município pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Também presente à abertura da Fecolônia, o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, circulou pelo Pavilhão da Agricultura Familiar e conversou com expositores. Em Ijuí, a Emater/RS-Ascar assessorou até o momento 15 agroindústrias na conquista do Selo Sabor Gaúcho. O selo é dado pelo Governo do Estado às agroindústrias familiares que concluem todas as etapas do Programa Estadual da Agroindústria Familiar – Selo Sabor Gaúcho. No Rio Grande do Sul, existem mais de 2.600 agroindústrias inscritas no Programa. “Nossa equipe da Emater está de parabéns em Ijuí, uma cidade que, à primeira vista, parece ter potencial apenas industrial e comercial”, disse Kuhn. “Temos apenas 10% da população no interior e conseguimos colocar no mercado produtos de extrema qualidade e de grande importância para a merenda escolar e hospitais”, completou o presidente da Emater/RS.

O grande número de jovens trabalhando nas agroindústrias familiares impressionou Kuhn. “O pai de um jovem de 17 anos perguntou: ‘você vai abraçar esta causa?’ E ele prontamente respondeu: ‘sim, é isto o que eu quero para minha vida’”, ilustrou o presidente Kuhn.

Ficção e realidade
Durante a abertura da Fecolônia, fotografias tiradas há mais de 100 anos serviram de pano de fundo para que atores do Centro Municipal de Arte Professor Pardal, de Ijuí, lembram ciclos econômicos, retratando cenas como o trigo colhido à mão ou com foices, o arado puxado pelo cavalo, o surgimento da indústria e a produção de grãos. O figurino dos atores e os movimentos do cavalo mecânico arrancaram aplausos da plateia. Ao final, uma “chuva” de soja cobriu os atores e o palco.

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Fone: (55) 9976 8547

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633