zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

29/04/2016 00h28 - Atualizado em 29/04/2016 00h43

FAHOR recebe autorização para o novo curso de Engenharia de Alimentos

Publicada em: 28/04/2016 | Assessoria de Comunicação FAHOR

 

A FAHOR recebeu autorização do MEC para funcionamento do novo curso de Engenharia de Alimentos, através da Portaria nº 97 de 01 de abril de 2016, publicada no Diário Oficial da União.

Conforme a professora Claudia Verdum Viegas, responsável pelo projeto, o curso é o único na região, sendo que a oferta similar mais próxima está a mais de 200 quilômetros de Horizontina. Ela explica que o desenvolvimento da economia da região passa pela agregação de valor, através do processamento da diversificada e volumosa produção primária de grãos, leite e carnes, existindo assim um enorme potencial para profissionais da Engenharia de Alimentos. "Nossa região é grande produtora de grãos, bovinos, suínos, peixes, leite, entre outros, e temos visto que estes produtos são levados in natura para processamento em outras regiões, o que deixa de agregar valor à produção e renda para a economia local. Como consumidores, adquirimos produtos processados de outras regiões, fazendo com que a diferença de valor agregado de muitos produtos gerem empregos e renda para outros lugares", destaca Cláudia.

Além disso, a FAHOR destaca que a indústria de alimentos e bebidas e cadeia da indústria de equipamentos para o setor, principais empregadores destes profissionais, são dos poucos setores que tem se mantidos competitivos diante das crises econômicas do país.

O campo de atuação do Engenheiro de Alimentos é vasto, podendo trabalhar na indústria de alimentos e bebidas, equipamentos, aditivos e coadjuvantes de tecnologia para o setor alimentício, em instituições de pesquisa, em consultoria, em treinamentos e no ensino, envolvendo o desenvolvimento de processos e equipamentos para a indústria de alimentos, projeto de novos produtos alimentícios; gerenciamento de sistemas de garantia da qualidade de produtos alimentícios; projeto de embalagens para alimentos; processos biotecnológicos para a produção de alimentos; tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos; e criação e projeto de novas empresas no setor de alimentos.

O vice-diretor da FAHOR, professor Marcelo Blume, afirma que a autorização para funcionamento do 5º curso de graduação da FAHOR, sendo o 4º na área da Engenharia, somando-se aos cursos existentes de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, além do curso de Ciências Econômicas, "é uma conquista importante e animadora para todos os que trabalham, estudam e acompanham a vida da FAHOR, que completa seus 15 anos em 2016. A instituição aguarda também para os próximos meses a visita dos avaliadores do MEC para autorização de funcionamento ainda neste ano, do curso de Engenharia Química. Assim, seguimos com a ampliação e melhorias na infraestrutura de laboratórios, salas de aulas e acervo bibliográfico para a oferta dos cursos e recepção de estudantes".

O curso de Engenharia de Alimentos da FAHOR será ofertado no Vestibular de Verão, que será em dezembro deste ano. Serão 40 vagas, e as aulas serão regularmente noturnas, com atividades eventuais no período da tarde e aos sábados.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633