zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

05/02/2016 07h29

Emater/RS-Ascar e UFPel realizam oficina de carbonização da casca do arroz

Emater/RS-Ascar e UFPel realizam oficina de carbonização da casca do arroz

 

A Emater/RS-Ascar de Canguçu, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizou nessa quarta-feira (03/02) uma oficina de carbonização da casca do arroz. A oficina foi realizada na propriedade de Ivone Heling de Oliveira, que fica na localidade da Glória, em Canguçu. Ivone é beneficiária da Chamada Pública da Sustentabilidade e apaixonada por plantas.

A casca do arroz é um substrato bastante utilizado desde a década de 1980. “A grande vantagem da casca de arroz carbonizada é que ela é inerte, sendo assim, não causará problemas durante o desenvolvimento das plantas”, comentou o professor da UFPel, Paulo Grolli.

A técnica serve para preparo de substrato para a produção de olerícolas, flores, hortaliças, para a produção de morango semi-hidropônico, entre outras.

“A casca de arroz vai dar mais espaço de ar para as raízes. É uma técnica bastante pratica, mas precisa ter muito cuidado por causa do fogo”, destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar de Canguçu, Patrícia Grinberg.

Segundo a anfitriã Ivone, a horticultura e as flores são um grande prazer na sua vida. A agricultora garante que a técnica exposta pelos alunos da UFPel vai ajudar muito na produção de flores, agregando mais valor à propriedade rural. “A intenção não é fazer uma floricultura, mas sim ter mais coisas na propriedade, pra gente poder agregar mais valor as nossas coisas”, disse.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
51-2125-3107
51-9918-6934
imprensa@emater.tche.br

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633