zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

04/02/2016 00h04

Curso ensinou a processar minimamente frutas e hortaliças em Santa Maria

Curso ensinou a processar minimamente frutas e hortaliças em Santa Maria

 

Frutas e hortaliças minimamente processados foi o tema de curso promovido pela Emater/RS-Ascar nos dias 29/01 e 01/02, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), em Santa Maria, região Central do Estado. O curso foi ministrado pela extensionista social do escritório da Emater/RS-Ascar de Cacequi, Aline Berleze Suertegaray.

A capacitação foi dirigida a 20 produtores rurais que comercializam seus produtos em feiras, cooperativas e no mercado local. Também foi direcionado a produtores que comercializam seus produtos para os mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A parte teórica da programação foi realizada na sede do STR e o conteúdo prático, na cozinha experimental da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares (Coopercedro), de Santa Maria.

Os recursos para a alimentação dos participantes e para a confecção do material didático foram patrocinados pelo Projeto RS Biodiversidade, uma das políticas do Governo do Estado para proteção e conservação dos recursos naturais e que busca promover a incorporação do tema biodiversidade nas instituições e comunidades envolvidas.

A realização do curso contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Cooperativa Mista Agropastoril Terra Santa, que comercializa frutas, verduras, raízes, tuberculos, hortaliças e legumes frescos no município.

“Frutas e hortaliças minimamente processados são alimentos crus, preparados através de uma ou mais operações físicas (como descasque, fatiamento e corte) e que mantêm seus tecidos vivos, apenas ligeiramente modificados”, explica a extensionista social do escritório da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Maria Antonieta Venturini Martinez.

De acordo com Maria Antonieta, a produção desses alimentos agrega valor aos hortifrutigranjeiros. “A atividade diversifica a fonte de renda da propriedade rural, possibilitando a conquista de outros mercados consumidores, como restaurantes, mercados, feiras, hospitais, escolas e na comunidade em geral”, diz a extensionista.
As etapas de processamento mínimo de frutas e hortaliças envolvem a recepção da matéria-prima, o pré-resfriamento, seleção, lavagem e desinfecção, descasque, corte, lavagem, centrifugação, embalagem, armazenamento e expedição.

“É importante seguir sempre as Boas Práticas de Fabricação, principalmente com a adequada manutenção da cadeia de frio (processo de armazenamento, conservação, distribuição, transporte e manipulação dos produtos)”, explica a também extensionista social do escritório da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Ana Paula Velasquez de Medeiros. “São produtos altamente perecíveis que devem ser estocados por pouquíssimo tempo e, de preferência, fazer a distribuição aos consumidores no mesmo dia do processamento”, complementa Ana Paula.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
(55) 3022-4011
(55) 9935-2636


 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633