zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

27/11/2015 11h59

Dia de Campo sobre Ações Socioassistenciais é realizado em Osório

Dia de Campo sobre Ações Socioassistenciais é realizado em Osório

 

Com o tema "As sementes de hoje são as flores de amanhã", o município de Osório recebeu nesta quinta-feira (26/11) um Dia de Campo sobre Ações Socioassistenciais. A atividade foi realizada no Parque de Rodeios Jorge Dariva e contou com a participação de cerca de 100 integrantes de grupos de mulheres, clubes de mães, feirantes, estudantes e merendeiras. O objetivo do evento - organizado pela Emater/RS-Ascar e o Clube de Mães Unidas Venceremos - foi integrar, promover trocas de experiências e proporcionar conhecimento aos envolvidos.

No local foram realizadas quatro estações, com os temas "do campo à mesa: o que você sabe sobre o alimento que está consumindo?", "reconectando produtores e consumidores", "lixo no lugar certo é saúde e ambiente preservados" e "profissão agricultor". O público pode conferir também o espaço Cultivando Amizades, onde ocorreram apresentações culturais - com a banda da Apae e o Coral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul -, troca de mudas e sementes e presença da Pastoral da Saúde, com demonstração de plantas alimentícias não convencionais.

No espaço Cultivando Amizades esteve presente ainda o setor de comunicação da Emater/RS-Ascar, onde foram demonstradas algumas ferramentas comunicacionais utilizadas para levar informações da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social à população, como programas de rádio e TV, folders, vídeos e fotos, entre outros meios. As fotografias fazem parte da Mostra Fotográfica dos 60 Anos da Extensão Rural. Foi lançada ainda a campanha Curta a Emater/RS-Ascar no Facebook, em que os participantes fizeram retratos que serão divulgados nas páginas da Instituição nas redes sociais.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar de Osório, Suzana Nunes Machado, salienta que a programação foi pensada para proporcionar às integrantes dos clubes de mães e grupos de mulheres uma atividade diferenciada, que possibilitasse o envolvimento de toda a família. "E um dia de campo com uma programação diversificada, voltada às ações socioassistenciais, foi a forma que encontramos para que esta ideia fosse contemplada", ressalta. "Para nós, a transformação do último encontro do ano em um grande evento é motivo de grande satisfação", destaca.

A presidente do Clube de Mães Unidas Venceremos, Aidil Schneider, valorizou o encontro. "Nesses 46 anos de existência do nosso grupo, as ações realizadas pela Emater/RS-Ascar sempre foram importantes para que nos constituíssemos como entidade que efetivamente participa das ações sociais de nosso município", relatou. Para Aidil, o trabalho em parceria e próximo a grupos em vulnerabilidade social lhes enche de orgulho. "Nesse sentido, é muito satisfatório perceber o crescimento das pessoas a partir de ações, sejam elas cursos, capacitações ou reuniões em que estivemos envolvidas", ressalta ela.

O Dia de Campo também contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, o gerente regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Ademir Santin e o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Marcos Bolzan. Conforme Santin, o Dia de Campo com tema socioassistencial é algo inovador e que deve ser espalhado para todas as regiões do Estado. "Cabe a nós possibilitarmos aos nossos assistidos justamente a aproximação a este tipo de ferramenta, que possa representar a qualificação, o fortalecimento e a instrumentalização daqueles com os quais trabalhamos diretamente", enfatizou.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113
(51) 9574-1323

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
cmassierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 9997-8803

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633