zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

26/11/2015 12h04

Primeiro dia do Encontro Estadual de Olivicultura supera expectativas

Primeiro dia do Encontro Estadual de Olivicultura supera expectativas

 

O Encontro Estadual de Olivicultura começou nesta quarta-feira (25/11), em Bagé, superando as expectativas de público. Mais de 400 pessoas participaram da abertura oficial, que contou com presença do Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, do presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Tomé Kuhn, do prefeito de Bagé, Dudu Colombo, entre outras autoridades.

De acordo com o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, a cultura vem sendo trabalhada no estado há pouco mais de dez anos, e após algumas etapas foi possível criar o Programa Estadual de Olivicultura. “O sucesso do Encontro é um exemplo de que nós podemos alcançar uma produção que supera a demanda do Estado. Há interesse na produção”.

Na ocasião, o presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Tomé Kuhn, ressaltou a importância da Emater/RS-Ascar no Programa, já que ela é responsável pela capacitação dos técnicos e produtores participantes. “Hoje, 97% do azeite consumido no País é importado, ou seja, nós temos um mercado promissor. Já temos seis indústrias no RS e podemos atender a demanda. Nosso produto é bom, é puro”, frisou ele.

Após a abertura, o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Tailor Garcia, falou sobre a situação da Olivicultura no Rio Grande do Sul. Em seguida, o engenheiro agrônomo da Câmara Setorial das Oliveiras da Seapi, Paulo Lipp, explicou como funciona o Programa Estadual de Olivicultura.

A engenheira agrônoma do Instituo Nacional de Investigaciones Agrarias, Paula Conde, fez um panorama da atual situação da Olivicultura no Uruguai e ainda explicou o comportamento das variedades de oliva no país vizinho.

Sobre o tema: fatores que definem a alternância e práticas de manejo, a Dra. Mercedes Arias, da Faculdade de Agronomia da Universidade do Uruguai, fez sua palestra. O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Enilton Coutinho, apresentou os resultados obtidos através de suas investigações sobre olivicultura.

O evento termina nesta quinta-feira (26/11) com uma visita aos olivais e à indústria de Azeites Batalha, em Pinheiro Machado.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Bagé
Jornalista Tamíris Centeno Pereira
tpereira@emater.tche.br
(53) 3242-6269
(53) 9956-5590

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633