zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

26/11/2015 12h04

Pecuária Familiar é foco de trabalho e debate entre técnicos no Noroeste gaúcho

Pecuária Familiar é foco de trabalho e debate entre técnicos no Noroeste gaúcho

 

O processo de transição da atividade leiteira para o gado de corte chama a atenção em uma propriedade de Roque Gonzales, nas Missões, que se tornou ponto de observação e interação quando assumiu o caráter de Unidade de Experimentação Participativa de Pecuária Familiar (UEPA). A propriedade de Augustino Guilherme e Maria Livone Fritzen, na Colônia Flach, foi cenário também de encontro técnico sobre pecuária familiar, na terça-feira (24/11), com posterior debate nesta quarta-feira (25/11).

Participaram da visita, extensionistas da Emater/RS-Ascar de municípios em que a pecuária familiar está presente, a exemplo de Santo Antônio das Missões, Bossoroca, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Pirapó, Dezesseis de Novembro, Rolador, São Miguel das Missões, Garruchos, Porto Xavier, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Porto Mauá, São Paulo das Missões, Cerro Largo e Roque Gonzales. Engajados com o tema e por acreditarem no potencial da pecuária familiar, estiveram presentes também assistentes técnicas estaduais, o gerente regional adjunto, José Vanderlei Waschburger, e assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar, bem como dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul.

A família, que é beneficiária da Chamada Pública da Sustentabilidade, executada pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, aderiu ao processo de transição há quatro anos, com foco na otimização dos recursos humanos disponíveis e no interesse pelo manejo animal e qualidade de vida. Com a guinada na matriz produtiva, ocorreu também a transição no manejo animal, da produção de pastagem perene e anual e espaço para campo nativo e naturalizado.

Os 22 hectares da propriedade, que possui rebanho de 47 animais, contemplam 4,7 hectares de tifton, 6,48 ha de grama missioneira, 2,98 ha de mato, 5,28 ha de cultura anuais, 1,53 ha em transição, 0,79 ha para sede e 0,06 hectares de cana-de-açúcar, com destaque para o melhoramento das áreas nativas. Parte das pastagens anuais e perenes, aos poucos deu lugar para a grama espontânea. A média de peso dos animais, que tem de 13 a 24 meses, é de 285,6 kg.

Os animais são manejados em piquetes, sendo que foram mantidas algumas vacas da raça Jersey e mistas, com o propósito de gerar novilhas para a venda, tendo em vista que a mudança de atividade ocorreu gradualmente, para não afetar as finanças.

Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de manejo de sistema animal, Ivar Kreutz, a proposta central da UEPA é lançar o olhar sobre o todo, desde o ecossistema, os animais e, sobretudo, à satisfação das pessoas que vivem e fazem a diferença na propriedade. O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, José Pedro Trindade, que participou da atividade com o pesquisador Leandro Volk, acrescenta que "a proposta das UEPAS, de ouvir, observar, permitir, propor e debater permite que haja uma responsabilidade técnica conjunta entre técnico e produtor". Ele destaca ainda que o foco não é apenas o melhoramento de campo nativo e sim o processo.

A assistente técnica estadual, na área de Pecuária Familiar, Ana Paula Brunetto, destacou a importância de ser um processo consciente e constantemente aprimorado, com o tripé firmado em forragens, animais e família.

Nesta quarta-feira (25/11), a partir da visita à propriedade foi realizada a discussão do pacto de atuação das entidades, com planejamento dos próximos passos. Também foram debatidas a área de atuação conjunta e a importância das UEPAS, ponto que une pesquisa e extensão no Noroeste, como metodologia para construção e troca de conhecimentos entre técnicos e produtores. Sucessão vegetal, manejo de solo e água, produção para autoconsumo e importância do olhar sobre a ovinocultura também foram temáticas abordadas.

A assistente técnica estadual, na área de Juventude e Gênero, Clarice Böck, reiterou que é fundamental, dentro da atividade da pecuária familiar, a mulher e o jovem receberem visibilidade, podendo assumir seu protagonismo, para que a sucessão seja estimulada.

A partir da discussão realizada na quarta-feira, foi proposta a implantação de novas UEPAS na região, criação de núcleos entre municípios com vocação para pecuária familiar e geração de informações e dados locais. Desta forma, a proposta permitiria a interação em quatro escalas: entre técnico e produtor, entre técnicos, da UEPA com seu núcleo e entre os núcleos. Waschburger reitera a importância entre a aliança da Emater/RS-Ascar com a Embrapa, já que a parceria enriquece o processo de construção de conhecimento e fortalecimento das ações.

Além de Roque Gonzales, já existem três UEPAS em Santo Antônio das Missões, uma em Garruchos, uma em Bossoroca, uma em São Nicolau e uma em Alecrim.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9979-8195

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633