zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

26/11/2015 06h22

Seminário capacita produtores de leite em Rio dos Índios

Seminário capacita produtores de leite em Rio dos Índios

 

Para qualificar a atividade leiteira no município de Rio dos Índios a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promoveu hoje (25/11) a primeira edição do Seminário Municipal de Leite. A atividade aconteceu na Linha Posse dos Linhares e reuniu dezenas de produtores de Rio dos Índios, Trindade do Sul e outros municípios vizinhos.

A atividade leiteira em Rio dos Índios produz anualmente quatro milhões de litros de leite, através de um rebanho de 1,8 mil cabeças. São 150 produtores que comercializam o alimento. A atividade é a segunda maior do município, perde apenas para a produção de grãos. A grande maioria é de pequenas propriedades, abaixo de 15 hectares e têm uma produção de até cinco mil litros por mês.

A programação do Seminário teve início com a participação do médico veterinário e fiscal estadual da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Nonoai, Daniel Lorini, falando sobre defesa sanitária animal. Daniel explicou o trabalho da inspetoria no controle, prevenção e erradicação de doenças, que tem o objetivo de proteger o rebanho, erradicar as doenças através do controle de movimentação, estoques e manejos nas propriedades rurais.

A engenheira agrônomo da Emater/RS-Ascar, Andreia Kraemer, falou sobre inseminação artificial, apontando as vantagens desse processo, como melhoramento genético mais rápido, controle de doenças, redução de acidentes com a vaca e pessoas, uso de touros capacitados para monta natural, aumento do número de descendentes de um reprodutor, controle zootécnico e padronização do rebanho e redução da dificuldade em partos. Andreia explicou ainda todas as etapas do procedimento, detalhando as ações necessárias para a inseminação acontecer de forma adequada.

Para encerrar, o assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, falou sobre gestão da atividade, destacando aspectos essenciais, como o controle de gastos e do custo de produção, a mão de obra familiar, otimização das áreas e outras ferramentas que colaboram para o desenvolvimento da atividade.

Participaram do Seminário o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Francisco Frizzo, o secretário da Agricultura de Rio dos Índios, Horácio Vargas e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Amarildo Frare.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9985-3680

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633