zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

26/11/2015 06h22

Vista Alegre promove atividade com jovens rurais

Vista Alegre promove atividade com jovens rurais

 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vista Alegre, com apoio da Prefeitura e Emater/RS-Ascar, promoveu ontem (24/11) um encontro com jovens rurais do município. A atividade foi realizada no CTG Estância Alegre e proporcionou um momento de discussão sobre sucessão familiar e as perspectivas de futuro para a juventude do campo.

O professor da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen, Francisco Trevisan, iniciou a conversa explicando o funcionamento e o serviço que a instituição de ensino presta aos jovens de toda a região. O debate com os jovens, sobre as possibilidades de permanência no meio rural, foi conduzido pela assistente técnica regional da área social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

A palestrante apresentou o cenário atual do meio rural. "Em 2000, no RS, a presença do jovem no meio rural era de 16%. Em 2010, essa contagem caiu para 12%", lamentou. Segundo Dulcenéia, mesmo com a queda, a perspectiva para permanência do jovem no campo é promissora. A valorização do meio rural, o acesso à informação, mais estudo, tecnificação e diminuição da penosidade do trabalho tendem a atrair o jovem para as propriedades de suas famílias.

Para aprofundar a reflexão, os jovens participaram de um trabalho em grupo. Ao serem questionados sobre a visão que têm do local onde vivem, eles responderam: "nós vemos o meio rural como um lugar cheio de possibilidades, com qualidade de vida, alimentação saudável, autonomia, tecnologias, desenvolvimento, sustentabilidade, expectativa de crescimento e diversificação de atividades".

Ainda segundo os jovens, o que os mantêm no campo é o incentivo dos pais, tecnologia avançada, incentivo das instituições de ensino, melhorias nas condições de trabalho e autonomia nas decisões. "O bom relacionamento familiar, o desenvolvimento rural e a sucessão caminham juntos", enfatizou Dulcenéia.

O encontro contou com a presença do prefeito de Vista Alegre, Almar Zanatta, e do gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9985-3680

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633