zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

26/11/2015 06h22

Dia de Campo atrai produtores de leite em Jaboticaba

Dia de Campo atrai produtores de leite em Jaboticaba

 

A parceria entre a Emater/RS-Ascar, Cooperjab, Sindicado dos Trabalhadores Rurais (STR) e Prefeitura de Jaboticaba, resultou na organização do Dia de Campo de bovinocultura de leite, realizado ontem (24/11). A atividade, sediada na propriedade da família Dalbianco, na comunidade da Vila Trentin, interior do município, recebeu mais de 200 produtores de Jaboticaba e de municípios próximos.

A propriedade do casal, Izaldo e Maria Angela Dalbianco, de 17 hectares, destaca-se na atividade leiteira, com 3,5 hectares de pastagem perene irrigada e 15 animais, produzindo uma média diária de 20 litros de leite por animal. A diversidade de produtos para subsistência da família chama atenção. A dedicação dos pais de Maria Angela, os senhores Valdomiro e Iria Santi, impressiona pela disposição aos 80 anos. Praticamente tudo o que é consumido pela família é produzido ali mesmo. São dezenas de alimentos, alguns transformados artesanalmente, como conservas, geleias, queijos, panificados, vinho, suco e muito mais.

Quatro estações apresentaram aos produtores diferentes assuntos envolvendo a atividade leiteira. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fabiano Cassol, explicou e demonstrou aos participantes todos os procedimentos de higiene da ordenha, para obtenção do leite de qualidade.

Apresentando como exemplo a pastagem da propriedade, o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Tiago Machado Silveira, falou da importância da pastagem perene para a pequena propriedade, ressaltando seus benefícios. "O bom da pastagem perene é que precisa de um único plantio, é mais barato para produzir e proporciona maior conservação do solo. Além disso, garante melhor aproveitamento das áreas da propriedade, reduz a falta de pastagem em períodos de estiagem e é mais resistente ao pisoteio", destacou. Segundo o agrônomo, a pastagem perene requer alguns cuidados, como preparação do solo, controle de ervas daninhas e escolha da pastagem que mais se adequa à área e ao planejamento da propriedade.

Na mesma estação, o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, abordou os sistemas de irrigação, apontando as vantagens, os cuidados no manejo, o processo para implantação e os programas disponíveis. "É preciso pensar na irrigação como um insumo de produção", declarou Lorensini, afirmando que o uso da irrigação potencializa o aproveitamento de nutrientes, aumenta a produção de forragem e permite o aumento da lotação de animais por hectare.

A estação sobre melhoramento genético e criação de terneiras e novilhas foi conduzida pelo médico veterinário da CRV Lagoa, Leonardo Moreira, que explicou alguns fatores essenciais para a seleção do rebanho, como boa genética, capacidade produtiva, entre outras características. Dieta alimentar foi o tema trabalhado pelo agrônomo especialista em bovinos de leite da Nutron, Jaques Appelt.

A programação do Dia de Campo seguiu com um debate entre Cooperjab, Sicredi e Creluz, sobre o envolvimento das cooperativas e dos laticínios na pecuária leiteira para melhorar a qualidade e o desenvolvimento do setor na região. À tarde, o assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, palestrou sobre gestão da atividade.

O Dia de Campo contou com a presença do prefeito de Jaboticaba, Miguel Piccin, o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Francisco Frizzo, o presidente da Cooperjab, Irramir Piccin, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Everaldo Barbieri Manfio.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9985-3680

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633