zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

03/08/2015 22h10

Organização da propriedade e paisagismo são temas de capacitação para agricultores de Vista Alegre

Organização da propriedade e paisagismo são temas de capacitação para agricultores de Vista Alegre

 

Famílias de agricultores das comunidades rurais de Vista Alegre participaram na tarde de ontem (30/07), de uma capacitação sobre organização da propriedade e paisagismo, promovida pela Emater/RS-Ascar. A atividade aconteceu no salão paroquial do município.

“Este trabalho tem o intuito de fazer com que os agricultores reflitam sobre suas propriedades, a melhoria e organização, visando ações simples do dia a dia, como o cuidado e o embelezamento de arredores, o que contribuirá para o bem-estar das famílias”, explicou a extensionista da área social da Emater/RS-Ascar Ana Claudia Zanatta Pedon. Segundo ela, esse foi o primeiro passo para instigar as famílias. A intenção é dar continuidade a essa ação, realizando práticas da atividade nas comunidades rurais do município.

Organização da propriedade e melhoria de arredores, incluindo jardinagem, saneamento, pomar e horta, foram temas trabalhados pela assistente técnica regional da área social da Emater/RS-Ascar Dulcenéia Haas Wommer. “A propriedade é muito mais do que um local de trabalho, é um modo de vida e, sendo assim, deve ser um espaço gostoso, feliz e aconchegante. E nós podemos colaborar para transformá-la. A jardinagem envolve a família, trabalha a saúde mental, resgata a história familiar através das plantas, valoriza a cultura, promove bons hábitos e a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou Dulcenéia.

Ao final da capacitação, os agricultores participaram de uma oficina sobre fabricação de licores com a utilização de frutas da época. O prefeito de Vista Alegre, Almar Zanatta, salientou o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar no município com as famílias do meio rural e a importância de fortalecer essa parceria. A capacitação contou, ainda, com a participação da secretária da Saúde de Vista Alegre, Andreia Piaia, do secretário municipal de Planejamento, Nelson Rosa de Souza, e do chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Josimar Bellegante.

Campanha Regional Minha Propriedade, Meu Paraíso
Através de uma ação promovida pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen, uma capacitação sobre paisagismo será realizada para os extensionistas técnicos e sociais dos 42 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. A capacitação será dividida em três módulos, ministrados por professores da UFSM, envolvendo as temáticas resgate histórico do paisagismo e estilos de jardins, identificação e propagação de plantas utilizadas no paisagismo e implantação de jardim em duas propriedades.

Posterior à capacitação, os extensionistas continuarão essa atividade em seus municípios, propagando o conhecimento adquirido nas propriedades rurais, preferencialmente nas unidades de referência, trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, também em parceria com a universidade, nos 42 municípios da região, realizando o acompanhamento das famílias e das atividades rurais no âmbito social, econômico e ambiental.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633