zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

03/08/2015 22h09

Programa de Piscicultura e Pesca é tema de reunião entre Emater/RS-Ascar e SDR em Santa Maria

Programa de Piscicultura e Pesca é tema de reunião entre Emater/RS-Ascar e SDR em Santa Maria

 

O diretor do Departamento da Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Indígenas (DPAQUI) e do Departamento do Desenvolvimento Agrário (DDA), Ricardo José Núncio, e o diretor do Departamento da Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (DINFRA), Ubirajara Simon, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), juntamente com a gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar, Regina Hernandes, reuniram-se na quarta-feira (29/07), em Santa Maria, para tratar sobre o Programa de Piscicultura e Pesca. De acordo com Núncio, as regiões Central e Norte do Estado vão concentrar os esforços da SDR para o desenvolvimento das diretrizes do Programa. “Essas escolhas se deram em função de que a região Central apresenta áreas de fumicultura. A piscicultura entra como alternativa de renda e, na região Norte, há uma agroindústria de peixes de alcance regional que enfrenta dificuldades de obtenção de matéria-prima, situação que afeta cerca de 30 municípios”, justifica.

O Programa de Piscicultura e Pesca reunirá municípios onde será estabelecido um ordenamento para a utilização do equipamento (uma escavadeira hidráulica). “No Dinfra, há somente 10 escavadeiras para o atendimento das demandas de todo o Estado”, observou Simon. “Apesar da deficiência de máquinas e da quantidade de atendimentos que chegam, estamos maximizando o uso dos equipamentos e direcionando para a piscicultura porque é uma atividade que precisa igualmente ser fomentada, principalmente nessas regiões”, detalhou o diretor.

A Emater/RS-Ascar é responsável pelo projeto local feito com o piscicultor assistido. “O Programa vai além das máquinas, e envolve os escritórios regionais da Emater, que receberão kits para testes de qualidade da água, entre outros recursos operacionais, com instalação de unidades de observação da piscicultura que forneçam dados para desenvolver a atividade, frente à necessidade de escala na produção. Também há previsão de vinda de caminhões que farão o transporte de peixe vivo até a agroindústria, no caso dos municípios do Norte do Estado, com recursos do Ministério da Pesca”, afirmou Núncio.

“Avançamos muito na área da piscicultura, além de termos potencial hídrico, com muitas condições de realmente criar uma cultura diferenciada de consumo da carne e, principalmente, de fomentar uma atividade que possa ter um rendimento a mais na pequena propriedade, caracterizada na região pelas presenças da cultura do fumo e da produção de leite”, disse a gerente regional. “A regularidade na produção precisa ser motivada”, enfatizou Regina Hernandes.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Região de Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
(55) 9935-2636

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633