zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

03/08/2015 22h09

Agricultura Familiar é celebrada em Campina das Missões

Agricultura Familiar é celebrada em Campina das Missões

 

O Dia do Agricultor foi celebrado de forma especial em Campina das Missões, Noroeste do Estado. Inspiradas pelo tema "Manejo Ecológico do Solo", mais de 350 pessoas participaram do 5º Encontro da Agricultura Familiar, na comunidade de Linha Paca Norte, no último sábado (25/07).

Os participantes ouviram relatos de experiências e discutiram as perspectivas de uma agricultura mais orgânica, em que o ser humano deve ser protagonista para melhorar o seu ambiente com a produção sustentável econômica, ambiental e socialmente justa.

Na oportunidade, o professor adjunto da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus de Cerro Largo, Doutor em Ciência do Solo, Renan Costa Beber Vieira, falou sobre manejo ecológico do solo, com destaque para a necessidade de compreender o solo como um componente vivo, sendo que assim deve ser tratado, para que as plantas possam produzir de forma satisfatória e sustentável.

Além do debate, foi realizada a feira de produtos da terra, nela várias agroindústrias e agricultores familiares expuseram e venderam o que produzem de forma tradicional. O balcão de troca de sementes e mudas esteve à disposição durante todo o dia para a troca de sementes varietais, de mudas de plantas medicinais e de flores tradicionais.

À tarde houve apresentação artística dos estudantes da Escola Estadual Andrey Marusiak, inspirada em uma proposta de meio ambiente saudável. Também foi realizado trabalho em grupo para discussão sobre o manejo ecológico do solo.

O encerramento do encontro foi marcado por uma farta mesa de lanches produzidos artesanalmente pelos moradores da comunidade. "Foi um dia inteiro de discussões e convívio entre pessoas que almejam um mundo mais sustentável em todas as suas faces", avalia o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Antônio Jacó Jung.

O evento foi promovido pelas igrejas atuantes no município, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Comunidade de Linha Paca Norte e Escola Estadual Andrey Marusiak.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633