zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

03/07/2015 18h20

Famílias de Caseiros participam de atividade sobre o PBSM

Famílias de Caseiros participam de atividade sobre o PBSM

 

Hortas, estufas, ordenhadeiras, gado de leite e aviário são algumas das conquistas de 14 famílias do município de Caseiros, adquiridas por meio do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo. Nesta sexta-feira (03/07), foi realizada, no escritório municipal da Emater/RS-Ascar, uma reunião de avaliação do Programa, com depoimentos dos beneficiários e um resgate das ações feitas durante os dois anos de trabalho.

O objetivo do Programa é reduzir a pobreza através do fomento, do protagonismo, da autonomia e da emancipação das famílias que vivem em condições de pobreza no meio rural, viabilizando o exercício de sua cidadania e inclusão sócio produtiva. Conforme a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Caseiros, Giancarla Ottoni Passos, o Programa permitiu proximidade com os beneficiários. "É um sentimento de missão cumprida, conseguimos alcançar o que foi proposto. Algumas famílias ainda foram além do esperado e mesmo ao término do projeto a assessoria técnica e social será continuada", avaliou.

Desde 2013 várias etapas aconteceram, como a formação da comissão, composta pela Emater/RS-Ascar, secretarias da Assistência Social e da Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Após, foi realizada uma reunião com as famílias selecionadas, que obrigatoriamente moram no interior, e têm uma renda de até 77 reais por pessoa. No início do processo, também foi realizado um diagnóstico sobre as famílias para a elaboração do projeto de estruturação produtiva. As famílias receberam R$2.400,00, divididos em duas parcelas, sendo que a liberação da segunda parcela só aconteceu após o envio do laudo técnico referente à primeira etapa.

Os beneficiários também participaram de um curso sobre avicultura colonial, hortas e pomares domésticos, organização dos arredores e destino correto do lixo. Visitas técnicas feitas pelos extensionistas também foram constantes ao longo desses dois anos.

Catarina Monteiro, beneficiária da comunidade Cristo Rei, conseguiu ampliar a horta que já tinha, colocar uma estufa, um pomar e tela para o cercamento do pátio onde cria as galinhas. "Ajudou bastante, plantei aipim, tomate, vagem, repolho. Melhorou a alimentação da minha família e a renda, porque vendemos também para os vizinhos", comemorou. Da mesma forma, Vicidir e sua filha Vera Lúcia conseguiram fazer uma horta e uma estufa. Elas garantem que a alimentação melhorou muito. "Vamos continuar", disse Vicidir.

Ceres Aparecida da Costa conseguiu fazer a melhoria da sala de ordenha, fazendo uma rampa e piso. "Eu abracei com as duas mãos quando surgiu essa oportunidade, sabia que ia melhorar nossa vida, e isso aconteceu. Eu tenho problema de coluna e não conseguia mais me abaixar para a ordenha, agora com a rampa não tenho mais esse problema", comemorou. Com recursos da própria família conseguiram fazer ainda um galpão e um espaço para criar galinhas de corte.

O prefeito de Caseiros, Dartanhã Luiz Vecchi, que esteve presente na reunião, destacou a quantidade de profissionais que estiveram envolvidos durante a realização do projeto, como os extensionistas da Emater/RS-Ascar, os profissionais das secretarias da Saúde, da Educação, da Agricultura, da Assistência Social, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. "Todos que estiveram envolvidos trabalharam para melhorar a qualidade de vida de vocês. Aproveitem ao máximo o conhecimento dessas pessoas, a gente sempre tem o que aprender", disse ele.

A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi, destaca a importância dos programas sociais com foco de inclusão social e produtiva para a valorização do público em vulnerabilidade social. "São recursos que possibilitam a realização de atividades que melhoram a vida das pessoas, além disso, elas se envolvem e se comprometem para alcançar resultados", falou.

Na oportunidade, a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Giancarl Ottoni Passos, entregou sementes de alface, cenoura, salsa e abobrinha. "Levem de lembrança e fica o compromisso de fazerem o plantio", finalizou a extensionista.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 3311-5066
(54) 9976-8862

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633