zulupa.com.br
quarta-feira,17 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

03/07/2015 18h20

2º Café de Cambona acontece neste sábado em São Vicente do Sul

2º Café de Cambona acontece neste sábado em São Vicente do Sul

 

A segunda edição do Café de Cambona vai acontecer neste sábado (04/07), em São Vicente do Sul, no Vale do Jaguari, às 20h, no CTG da Escola Antero Xavier-Loreto. A cambona é um utensílio similar ao bule, às vezes improvisada de uma lata e utilizada para aquecer água no fogo de chão.

O evento, que é promovido pelo Grupo Anitas do Loreto, com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Escola Antero Xavier-Loreto, integra o projeto de Resgate da Cultura Alimentar do município, que já está em sua quarta edição. Também são apoiadores, o Instituto Federal Farroupilha (IFF) e o Sindicato Rural de São Vicente do Sul.

Conforme a extensionista social da Emater/RS-Ascar em São Vicente do Sul, Eronita Pereira da Rocha, será uma oportunidade de “saborear as delícias da culinária campeira, porque é um evento em que se elaboram pratos tradicionais resgatados pelas mulheres da comunidade de Cerro do Loreto, onde ocorreu o primeiro evento de resgate alimentar, quando foram recuperados alimentos como o cordeiro à moda antiga, galinha com canjiquinha, feijoada, angu de farinha de milho, ovo cozido na salmoura, creme de leite e ambrosia e limonada, que era a bebida tradicionalmente consumida”, conta Eronita.

Grupo Anitas
O Grupo Anitas do Loreto, composto por 26 mulheres, surgiu a partir do trabalho de Resgate da Cultura Alimentar iniciado em 2011, numa proposição da Emater/RS-Ascar e o IFF/Campus de São Vicente do Sul. “Foram essas mulheres que elaboraram os pratos resgatados. Inspiradas na figura de Anita Garibaldi, elas adotaram esse nome para representar sua forte ligação com a cultura gaúcha”, explica Eronita. “O Resgate também promoveu a organização social das mulheres, favorecendo a qualidade de vida no meio rural”, acrescenta a extensionista.

O primeiro Café de Cambona foi realizado na Semana Farroupilha em 2014. “Na comunidade, existem dois antigos tropeiros que inspiraram um cardápio da cultura gaúcha para o Café de Cambona”, explica a extensionista.

Nesta segunda edição, serão servidos, além do café de cambona, chá de mate com leite, bolo frito, rosca frita, pão e bolo de milho, pão batido, cueca virada, queijo e linguiça, queijo de porco, schimia de abóbora e gemada.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Região de Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
(55) 3222-4011
hboucinha@emater.tche.br
Estagiárias Kelem Freitas Duarte e Giulia Pozzobon

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633