zulupa.com.br
quinta-feira,18 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

03/07/2015 18h19

Famílias de Machadinho comemoram avanços com o PBSM

Famílias de Machadinho comemoram avanços com o PBSM

 

"Agora nós somos enxergados como gente" foi um dos depoimentos que mostraram as mudanças promovidas na vida de 19 famílias beneficiárias do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, no município de Machadinho. Essa e outras declarações foram dadas na reunião de avaliação, realizada no final do mês de junho, momento em que também foi feita a apresentação do relatório, com fotos do antes e depois de cada propriedade.

As famílias enfatizaram a importância do programa para a melhoria da infraestrutura, saneamento básico, saúde, alimentação, no aprendizado adquirido no decorrer do projeto e no aumento da autoestima. Durante a avaliação foi ressaltada a importância da continuidade do programa, para que outros municípios sejam contemplados e assim mais famílias tenham a oportunidade de usufruir desta política pública. "Nós presenciamos as mudanças que aconteceram com as famílias em nosso município, isso é real e dito pelos próprios beneficiários", comemorou a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Machadinho, Mara Carpes.

Segundo a extensionista, o Plano Brasil Sem Miséria oportunizou segurança alimentar, com a produção de alimentos para o autoconsumo (frutas, verduras, carne e ovos), saúde, saneamento básico, autoestima e a valorização como ser humano para as famílias. "A renda gerada na venda do excedente da produção, possibilitou a aquisição de equipamentos, animais, utensílios e vestuário, trazendo satisfação e conforto", disse Mara.

Diversos são os sentimentos dos beneficiários, mas a melhora da qualidade de vida está presente em todas as falas. "Agora posso dar uma alimentação de qualidade para meus filhos. Participar do Programa possibilitou a realização do sonho da minha vida, que era ter uma horta, galinheiro e pomar", comemorou Ana Goss Vemeskoski. "A minha família está se alimentando melhor e ainda vendo o que sobra", falou Soeli de Vargas. Outra a comemorar foi Juliana da Silva, que disse ter conseguido comprar ingresso para a festa de Corpus Christi na comunidade e levar a família pela primeira vez.

"Agora nós somos enxergados como gente, nunca ninguém tinha ido lá", comentou Jussara de Vargas. "Não tenho mais vergonha de falar com o prefeito, porque ele já conhece a gente", confessou Paulo Teles. Para a extensionista Mara Carpes foi gratificante ver os resultados alcançados e perceber que as famílias darão continuidade ao que foi iniciado. "Cabe a nós continuar dando suporte para que eles evoluam, se desafiem e cresçam ainda mais. A oportunidade que o Plano Brasil Sem Miséria oferece é a mesma em todos os municípios, em Machadinho com certeza foi positiva e ficará marcada", finalizou.

Na reunião estiveram presentes, além da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, também a assistente técnica regional Social, Luciana Gobbi, e o prefeito de Machadinho, Alaor Cesar Maschio. O prefeito parabenizou as famílias pelo crescimento e evolução, motivando-as a continuar, colocando-se a disposição para o que for necessário e estiver ao alcance da Administração Municipal, "Serei sempre parceiro em projetos como esse", enfatizou.

Para a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi, programas sociais com foco de inclusão social e produtiva são fundamentais para conseguir chegar aos resultados apresentados no evento. Além disso, ela destacou o envolvimento da comunidade e das entidades do município em prol do Programa. "É importante acreditarmos cada vez mais que com a união de esforços conseguimos alcançar grandes resultados e temos a chance de propiciar oportunidades de crescimento para as pessoas", analisou.

No município de Machadinho, o Programa de Fomento de Inclusão Social e Produtiva contou com o apoio e envolvimento da comunidade, de pessoas voluntárias, da igreja e do grupo de Jovens do CLJ, Lyons, Clube de Mães Renascer e secretarias municipais.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 3311-5066
(54) 9976-8862

 

Comente esta notícia

Mensagem  
Nome  
E-mail*  
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633