zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

03/07/2015 18h19

Projeto de inclusão de pessoas com deficiência é desenvolvido pela Emater/RS-Ascar

Projeto de inclusão de pessoas com deficiência é desenvolvido pela Emater/RS-Ascar

 

As ações do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, que vem sendo construído e implementado pela Emater/RS-Ascar há cerca de um ano, com o objetivo de promover o acesso de pessoas com deficiência (PCD) ao mercado de trabalho, já começam a ser visualizadas em todo o Rio Grande do Sul. Na última segunda-feira (29/06), um ato simbólico realizado no pátio do escritório central da Instituição, em Porto Alegre, pelo presidente da Instituição, Clair Tomé Kuhn, marcou o início da adesivagem dos automóveis utilizados pelos extensionistas com a identidade visual do projeto.

A iniciativa vai muito além da simples colocação de adesivos nos carros. "A partir da constatação da importância que o tema inclusão de pessoas com deficiência possui para a sociedade em geral e também para nossa Instituição, foi formado um grupo de trabalho multidisciplinar com a missão de elaborar um projeto capaz de tornar mais fácil o ingresso e permanência de PCDs no mercado de trabalho, além de promover o tema, para que seja objeto de discussão e as pessoas possam se familiarizar com ele e assim acabar com o preconceito", explica a diretora administrativa da Emater/RS, Silvana Dalmás.

O grupo trabalha na estruturação de ações coordenadas com outros grupos internos da Emater/RS-Ascar, observando questões como verificação se no processo de inclusão da pessoa com deficiência ou reabilitada, a Instituição promoveu as modificações dos postos de trabalho, da organização do trabalho, as condições ambientais e de capacitação, em conformidade com as necessidades do trabalhador, visando estabelecer as melhores práticas inclusivas para o bom andamento do processo de inserção de pessoas com deficiência. A iniciativa também objetiva criar e executar ações de sensibilização e engajamento por meio de palestras e veículos de comunicação, de alcance interno e externo.

No âmbito do projeto, está sendo realizado o mapeamento interno de profissionais que se enquadram como pessoas com deficiência; foi planejada a flexibilização de pré-requisitos e incentivos nas inscrições de pessoas com deficiência nos processos seletivos externos futuros da Emater/RS-Ascar; os investimentos em acessibilidade física e arquitetônica estão sendo realizados nos escritórios da Instituição em todo o Estado, a partir da constatação das necessidades. Desde o ano passado, a Emater/RS-Ascar realiza ações de sensibilização e engajamento com gestores e empregados sobre inclusão de pessoas com deficiência, promovendo a acessibilidade humana, para que todos adotem postura respeitosa e inclusiva. Já está em andamento um plano de comunicação para a difusão de conteúdo inclusivo, através do rádio, televisão, internet, mídias impressas e material gráfico com a identidade visual do projeto.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Relações-Públicas Mateus de Oliveira
imprensa@emater.tche.br
(51) 2125-3105
(51) 9918-6934

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633