zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

03/07/2015 18h19

Primeira dama do Estado faz palestra em Farroupilha

Primeira dama do Estado faz palestra em Farroupilha

 

Na noite desta quinta-feira (02/07), a primeira dama do Estado, Maria Helena Sartori, participou de um encontro com a comunidade farroupilhense, na Câmara de Vereadores de Farroupilha. Maria Helena falou sobre o papel da mulher e apresentou as ações como secretária do Gabinete de Políticas Sociais. Também estiveram presentes o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, e a primeira dama, Francis Somensi, o presidente da Câmara de Vereadores, Vandré Fardin, e a chefe do escritório da Emater/RS-Ascar, Márcia Georg.

"A Emater/RS-Ascar tem um trabalho forte de valorização da mulher, de conscientização do papel que ela tem, da força que ela tem e do trabalho que ela faz", destacou a secretária. Maria Helena falou sobre o papel da mulher na sociedade e suas conquistas. "Somos cuidadoras por natureza e temos que levar esse cuidado para a política, para a sociedade. As políticas sociais, de forma articulada e coordenada, devem garantir os direitos humanos, com equidade e justiça. Fazer políticas sociais é investir no ser humano, que é o que temos de mais precioso", afirmou.

De acordo com ela, as políticas sociais devem ser efetivadas com a conjunção de todos e a solidariedade deve ser a ferramenta para a transformação social. Maria Helena explicou que o Departamento da Mulher faz a articulação com as secretarias estaduais e os municípios para cuidar da violência contra a mulher, da saúde e da capacitação para o emprego, entre outros aspectos. Entre as ações que estão em andamento, ela citou a capacitação dos profissionais das delegacias especializadas de atendimento à mulher, a instalação das salas lilás de atendimento às mulheres, as patrulhas Maria da Penha, os centros de referência municipais, o atendimento especializado jurídico e psicossocial para as mulheres.

Esse trabalho busca romper o ciclo da violência, retirando a mulher da dependência econômica do companheiro, normalmente o agressor, através da capacitação profissional e da inserção no mercado de trabalho, que vai possibilitar a autonomia financeira. Visa ainda a readequação do enfrentamento dessa violência, com a proteção da mulher, mas também com o tratamento e ressocialização do agressor, que muitas vezes enfrenta problemas com drogas ou bebidas.

A secretária também apresentou outras ações e resultados à frente do Gabinete de Políticas Sociais, como o calendário do mês da mulher (com a realização de diversas ações em conjunto); o projeto Primeira Infância Melhor (de cuidado com a criança desde o nascimento); as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (para discutir e tratar problemas das escolas), o projeto Escolha o Destino (para contribuição, com dedução do IR, para os fundos estaduais da criança e do adolescente e da pessoa idosa), a campanha de tarifa social da energia elétrica (recadastramento), o Encontro de Primeiras Damas e a Campanha do Agasalho, além da criação de um catálogo, com 64 ações sociais desenvolvidas por secretarias e órgãos do Estado.

O encontro foi promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Câmara de Vereadores, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Coordenadoria da Mulher, Movimentos Políticos de Mulheres e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 99768863
(54) 32235633

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633