zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/04/2015 21h37

Atividade de campo em Putinga marca reunião da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari

Atividade de campo em Putinga marca reunião da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari

 

Uma atividade de campo realizada na sede da Ervateira Putinguense, na localidade de Santos Filho, em Putinga, contou com a participação de cerca de 50 pessoas, a maioria delas integrante da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT). O objetivo do encontro foi visitar o erval nativo que existe na propriedade da família Guadagnin e que serve de base para a produção de erva-mate cultivada em sistema agroflorestal e que, desde 2003, é certificada pelo sistema FSC (Forest Stewardship Council).

No local, o assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer, conduziu o grupo por meio do erval, onde pôde ser observado o manejo natural das plantas, a valorização da cobertura verde, o sombreamento, a diversidade de pequenos animais, a proteção das fontes, o reaproveitamento da água da chuva e a consequente biodiversidade e sustentabilidade. “Aqui pode ser observada uma riqueza que dialoga com os propósitos daquilo que trabalha a nossa entidade”, analisou Schäfer.

Na propriedade, são 69 hectares de ervais em sistema agroecológico, que possibilitam a produção de dois mil quilos toneladas de erva-mate nativa ao mês, que é comercializada ao valor de R$ 12,00 o quilo. “Além deste produto, também trabalhamos com um tipo intermediário de erva-mate, com rendimento de 28 mil quilos ao mês, com o envolvimento de agricultores que utilizam um sistema muito próximo ao do agroecológico, que é comercializada a R$ 9,00”, explica uma das sócias da ervateira, a bióloga Micheli Guadagnin da Silva.

Para Eduardo, o patriarca da família Guadagnin, receber uma entidade que trabalha diretamente com Agroecologia, é motivo de orgulho. “É uma forma de valorizar um trabalho iniciado lá no começo do século passado, já que meus avós eram produtores de erva-mate”, salientou. De acordo com o agricultor, muitos consumidores vêm de outras cidades e até de outros estados à procura do produto. “Não é só a nossa saúde que está em jogo aqui, mas também a das pessoas que trabalham conosco e que compram a nossa erva-mate”, afirmou.

O próximo encontro da AAVT ocorrerá no dia 29 de maio, no salão da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase). Na ocasião, será realizada palestra com a nutricionista da Emater/RS-Ascar Tatiane Turatti, que abordará tema relacionado ao documento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que há dez anos liberou o uso dos transgênicos no Brasil. Além disso, os municípios realizarão atividades alusivas à Semana dos Alimentos Orgânicos, com troca de sementes crioulas e outras ações do tipo.

Em reuniões passadas, a AAVT, composta por uma rede de entidades que apoiam a Agroecologia no Vale do Taquari, já promoveu palestras com temas como elaboração de caldas naturais para o controle de pragas e doenças em hortas e pomares, adubação do solo, promoção de biodiversidade e legislação de produtos orgânicos, além de ter promovido exibições do filme O Veneno Está na Mesa. Mais informações sobre a AAVT podem ser obtidas no escritório regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, pelo (51) 3729-6113, com o engenheiro agrônomo Marcos Schäfer ou pelo blog www.aavtvaledotaquari.blogspot.com.br.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633