zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/04/2015 21h33

Pinheirinho do Vale promove evento para controle do uso de agrotóxico

Pinheirinho do Vale promove evento para controle do uso de agrotóxico

 

Mais de 400 pessoas participaram, na tarde de ontem (16/04), do encontro alusivo ao Dia Mundial da Saúde (07/04), promovido pela Prefeitura de Pinheirinho do Vale, Secretaria da Saúde e Emater/RS-Ascar, no Centro de Convivência do Idoso. O objetivo do encontro foi ressaltar aos participantes os riscos e perigos do uso excessivo de agrotóxicos, tanto para quem produz quanto para quem consome os alimentos.

"Nossa intenção é conscientizar a população, enfatizando os riscos que o mau uso de defensivos causa à saúde das pessoas, começando pelos agricultores que fazem uso desses produtos", comentou a extensionista da área social da Emater/RS-Ascar, Josiane Argenta Bonafe.

O encontro fez ainda alusão ao Ano Internacional dos Solos e buscou chamar a atenção para a riqueza e a fragilidade desse recurso, na tentativa de mobilizar a população para a importância de preservar e recuperar os solos. O evento iniciou com uma apresentação que relacionou a fertilidade humana à dos solos e à saúde.

"Somos produtos do meio em que vivemos, nosso meio influencia em quem somos. O solo, a água, o ar, tudo isso faz parte do nosso meio e dependemos desses elementos para termos saúde", exclamou o médico de Pinheirinho do Vale, Benvenuto Pelegrini. O Dia Mundial da Saúde teve como tema "Segurança Alimentar, do Campo à mesa (e em todos os lugares)" e buscou alertar todos os setores envolvidos na produção de alimentos da responsabilidade de cada um sobre a qualidade dos produtos que são levados à mesa das famílias.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que alerta sobre os riscos do excesso de pesticidas no campo, o Brasil despeja mais de um milhão de toneladas de agrotóxicos nas lavouras por ano. Isso resulta, em média, em 5 kg de veneno agrícola por pessoa.

O técnico em segurança do trabalho Aquiles Bamberg explanou sobre o uso de agrotóxicos, sua origem, os benefícios, os riscos à saúde e os cuidados que devem ser tomados por aqueles que utilizam, com transporte, armazenamento, manipulação, aplicação e descarte de embalagens. "O uso de agrotóxicos eleva o risco à saúde dos trabalhadores rurais. É uma tecnologia que está aí para ajudar a produção, mas deve ser utilizada com muito cuidado e de forma correta", comentou. Aquiles apresentou ainda as vestimentas adequadas para o manuseio e aplicação dos agrotóxicos, bem como a estrutura para armazenagem e os cuidados que os agricultores devem ter após aplicar o produto.

A secretária municipal da Saúde, Adriana Sirlei Mueller Costa, destacou as inúmeras ações que são desenvolvidas no município, buscando levar qualidade de vida, saúde e bem-estar às famílias do campo e da cidade. "Nós desenvolvemos um trabalho de prevenção. Este é um tema muito importante e de interesse de toda a comunidade. Devemos estar atentos aos cuidados e aos efeitos desses produtos para nossa saúde", afirmou.

Para o gerente adjunto do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, o cuidado com a saúde deve ser um ato constante. "É necessário que nós cuidemos da nossa saúde nos 365 dias do ano. Esse encontro é importante para refletirmos e nos informarmos. Devemos levar esses conhecimentos para casa e tentar aplicar em nosso dia a dia", completou.

Família que busca mais qualidade de vida

O casal de agricultores, Artidore Rodrigues e Maria Lorena Rodrigues, moradores da Linha União, interior de Pinheirinho do Vale, é mais um exemplo entre muitas famílias que estão fazendo a transição da produção do tabaco para outras atividades. A diversificação de atividades é uma saída que muitas famílias têm encontrado para garantir renda mensal e qualidade de vida nas pequenas propriedades.

O principal motivo para deixar a atividade do tabaco foi parar com o uso do veneno, pois já estava causando problemas à saúde do agricultor. A produção orgânica de hortaliças foi a saída encontrada pelo produtor para aumentar a sua qualidade de vida e da família. Com mercado garantido, a produção de hortaliças está se tornando a atividade principal de geração de renda para o casal.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633