zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/04/2015 21h33

Campanha de uso, manejo e conservação do solo será lançada na região de Santa Rosa

Campanha de uso, manejo e conservação do solo será lançada na região de Santa Rosa

 

No Ano Internacional dos Solos, prefeituras e entidades da região de Santa Rosa estão engajadas em ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do meio rural, de modo especial, no que tange o cuidado com os solos. Na próxima quarta-feira (22/04), será lançada a campanha regional de uso, manejo e conservação do solo, em Doutor Maurício Cardoso, com a participação de lideranças de 20 municípios da região.

Palestras, assinatura de termo de compromisso entre as entidades envolvidas e visita a campo compõem a programação na comunidade de Esquina Londero, coordenada pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Secretarias Municipais de Agricultura e Emater/RS-Ascar, com o apoio da Regional Sindical dos Trabalhadores, Coopermil, Universidade Federal Fronteira Sul, Setrem, Associação dos Engenheiros Agrônomos, Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi e cooperativas.

A abertura oficial da programação acontece às 9h, seguida de palestra sobre manejo do solo e qualidade das águas superficiais, com o professor Jean Minella, do Departamento de Solos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria.

As perdas de sedimento durante um evento pluvial na microbacia do Lajeado Cavalheiro, em Doutor Maurício Cardoso, serão apresentadas na sequencia pelo professor do curso de Agronomia da Setrem, Rodrigo Pizzani. O ciclo de palestras da manhã encerra com a exposição do engenheiro agrônomo Sérgio Schneider, da Coopermil. Logo após será efetuada a assinatura de um termo de compromisso entre as entidades envolvidas na campanha de uso, manejo e conservação de solo e será servido almoço no local.

Às 13h30, a engenheira química da Corsan, Karla Leal Kozza, explanará sobre a qualidade das águas nas estações de tratamento. Em seguida acontece a visita a campo, em que o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de manejo de recursos naturais, engenheiro agrônomo Fernando Dornelles Fagundes apresenta a estação de manejo da água das lavouras e estradas.

Em outra estação, o extensionista da Emater/RS-Ascar Alcides Arend e o vice-prefeito de Doutor Maurício Cardoso, Antenor Desconsi, falam sobre a readequação e a manutenção de estradas em bacias hidrográficas.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br
Fone: (55) 3512-6665

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633