zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Variedades

 

17/04/2015 21h33

Criação de peixes para autoconsumo é incentivada em Fagundes Varela

Criação de peixes para autoconsumo é incentivada em Fagundes Varela

 

Uma ação realizada pela Extensão Rural e Social vem incentivando a população rural a produzir peixes em casa para o consumo da família. Trata-se da Campanha de Pedidos de Alevinos, realizada pela Emater/RS-Ascar, em Fagundes Varela, há cerca de 20 anos.

No ano passado, 11 mil alevinos foram entregues, através da campanha, a cerca de 60 famílias. Na última quinta-feira (16/04), 10,2 mil alevinos foram distribuídos para 32 famílias. A Emater/RS-Ascar também presta orientações sobre o povoamento dos açudes, a alimentação dos alevinos e a qualidade da água para a produção de peixes.

Segundo o extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar do município, Airton de Almeida, os descendentes de italianos que povoaram o município apreciam o produto no cardápio. “É uma herança da cultura da Itália, onde a culinária típica carrega fortes influências marítimas. A carne de peixe é uma opção nutritiva e saborosa para enriquecer a alimentação da família, pois é fonte de proteínas de alta digestibilidade e de grande valor biológico, vitaminas e sais minerais”, destaca. Ele ressalta, ainda, que existem diversas maneiras de preparar o peixe para consumo da família, recomendando, desta maneira, que se evite comer o peixe sempre frito.

De acordo com a Emater/RS-Ascar, para o final deste ano está prevista mais uma campanha de pedidos de alevinos no município. A expectativa é que sejam disponibilizados entre 6 a 7 mil alevinos para as famílias produzirem seus peixes em casa, totalizando mais de 16 mil entregues em 2015.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 3223-5633



 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633