zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Saúde

 

25/05/2015 23h00 - Atualizado em 25/05/2015 23h07

Evento sobre Doenças Raras no Vida & Saúde

A Semana da Enfermagem do Hospital Vida & Saúde encerrou com chave de ouro.

 

Na última sexta-feira(22), foi realizada a palestra sobre a manifestação de Doenças Raras, em especial a Mucopolisacaridose. O evento reuniu mais de 80 pessoas no Anfiteatro da Instituição. Participaram funcionários, comunidade, Secretarias de Saúde da região e entidades locais.

A ideia foi proporcionar mais informações sobre a Mucopolisacaridose. Para isso, uma Médica Geneticista, de Porto Alegre, que cuida diretamente das pesquisas ligadas a essa área, esteve no município. A Drª Carolina Fischinger Moura de Souza tem formação, Mestrado, e Doutorado pela UFRGS palestrou para os convidados. Atualmente ela é médica do Serviço de Genética do Hospital das Clinicas de Porto Alegre e docente da UFRGS. A Drª aproveitou a ocasião para passar informações importantes de alerta de alguns sintomas e sinais sobre a doença, no sentido de chegar a um diagnóstico o mais cedo possível, antes que a doença deixe sequelas graves na pessoa afetada. Falou ainda como estão sendo realizados os diagnósticos, e quais as possibilidades de tratamentos existentes.

O Hospital Vida & Saúde atende uma paciente com Mucopolisacaridose há mais de 9 anos. Paula Carolina Gueib também participou do evento, e relatou sua experiência. Assim como Deise Zanin que é presidente da Associação Gaúcha de Mucopolisacaridose e delegada da AFAG no RS para outras doenças raras e graves. Em um momento de perguntas e de muita informação, Paula, Deise e a Drª Caroline passaram importantes dados e relatos sobre esta e outras doenças raras, ao mesmo tempo em que tiraram as dúvidas dos participantes. A atividade foi muito esclarecedora e encerrou a Semana da Enfermagem que contemplou uma programação com 11 palestras, nas quais foram abordados diversos temas do cotidiano dos profissionais.

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633