zulupa.com.br
sexta-feira,26 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

17/05/2021 10h18 - Atualizado em 17/05/2021 10h19

MPF verifica a distribuição dos alimentos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pelo Município de Três Passos/RS

Em 2020, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou ao município R$ 440.569,80 para execução do PNAE.

 

O Ministério Público Federal em Erechim/RS solicitou, ao município de Três Passos, documentação comprobatória da utilização da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante o período de suspensão das atividades escolares presenciais em virtude da epidemia de Covid-19.
 
A resposta deverá informar a forma como foram realizadas as aquisições e quais itens foram adquiridos, se os alimentos foram distribuídos às famílias dos estudantes da rede municipal de ensino, quais alimentos compunham os kits e a periodicidade de entrega. Ainda, deverá informar se todos estudantes matriculados na rede pública de ensino receberam os kits e, em caso negativo, qual o critério utilizado para a sua distribuição.
 
Em abril de 2020, a procuradora da República Letícia Carapeto Benrdt expediu recomendação ao município para assegurar a distribuição de alimentos do PNAE eventualmente estocados nas escolas municipais, que viriam a ser consumidos no período de suspensão das atividades educativas presenciais. O Município, em resposta, informou que não havia alimento suficiente em estoque para distribuir de forma igual a todos os alunos em situação de vulnerabilidade social. Por essa razão, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) realizou uma reunião onde definiu que os alimentos seriam distribuídos à Casa de Passagem Lar Acolhedor, hospital e asilos do município.
 
O MPF, então, requisitou informações complementares a respeito das providências capazes de garantir aos estudantes o acesso à refeições que atendessem suas necessidades nutricionais durante o período de suspensão das aulas, além de observar que o destino dos recursos do PNAE são os estudantes da rede pública de educação, não cabendo o desvio de finalidade para qualquer outra instituição.
 
Em 2020, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou ao município R$ 440.569,80 para execução do PNAE, sendo, assim, necessário apurar se ele efetuou aquisições de alimentos com recursos do programa e se realizou a distribuição aos alunos da rede municipal.
 
Leia a íntegra do ofício enviado ao município de Três Passos
 
Fonte:
 
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284 7200
Celular/Whatsapp: (51) 98423 9146
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Site: www.mpf.mp.br/rs
Twitter: https://twitter.com/MPF_RS
Facebook: http://www.facebook.com/MPFnoRS
Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/saj/
 

 

 

Comentários

zn01uf

7jwnog - 22/02/2023 15h38

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633