zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

17/05/2021 09h51 - Atualizado em 17/05/2021 10h02

Práticas conservacionistas do solo são intensificadas no Noroeste gaúcho

Com o outono e a proximidade do inverno, ciclos importantes encerram-se e outros se iniciam na agricultura do Noroeste gaúcho.

 

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, através de técnicos capacitados, presentes em cada município, oferece aos agricultores orientações em relação à correta coleta de amostras de solo para a interpretação dos resultados, bem como a indicação mais eficiente para adubação das culturas para produção de grãos e pastagens. Um solo fértil é essencial para resultados satisfatórios em qualquer tipo de produção agropecuária. Nos últimos dias tem sido muito comum acompanhar, nas lavouras da região, a aplicação de calcário para correção de acidez.
 
Práticas conservacionistas
 
As áreas que não forem aproveitadas para a produção agropecuária neste período, segundo Berwanger, constituem-se em uma oportunidade de o produtor implantar adubação verde para cobertura vegetal, que possui importância muito grande na conservação do solo. A utilização de adubos verdes no período de outono/ inverno já é bastante comum, sendo implantados entre março e junho, a exemplo da aveia branca e preta, ervilhaca, nabo-forrageiro, azevém, tremoço e centeio.
 
Leguminosas na adubação verde contribuem no fornecimento de nitrogênio para as próximas culturas, de interesse comercial, e protege o solo de erosão, assim como diminui a infestação de ervas daninhas e a proliferação de pragas e doenças, quebrando ciclos.
 
Outras práticas têm sido intensificadas como forma de proteger o solo e a produção agropecuária. Em Nova Candelária, por exemplo, entre os meses de março e maio foram implantados terraços em 136 hectares de 14 produtores. A demarcação é realizada pela Emater/RS-Ascar e a construção recebe apoio da Prefeitura.
 
Para orientações técnicas sobre fertilidade e práticas conservacionistas do solo, procure o escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.
 
Crédito fotos: Elir Paulo Pasquetti, Emater/RS-Ascar

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633