zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

01/07/2019 00h07 - Atualizado em 01/07/2019 00h08

Coopermil participou da Câmara Setorial do Milho que reuniu cadeia para formular novo programa de produção e qualidade

Um grupo de trabalho criado e coordenado pela Câmara Setorial do Milho deve formatar uma proposta de minuta para estabelecer um programa estadual de produção e qualidade do grão.

 

Um grupo de trabalho criado e coordenado pela Câmara Setorial do Milho deve formatar uma proposta de minuta para estabelecer um programa estadual de produção e qualidade do grão. A resolução de aglutinar sugestões e propostas para vencer os entraves do segmento foram discutidas em reunião da Câmara na quarta-feira (2/06), na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com a participação de cerca de 50 profissionais do setor.

A Coopermil foi uma das duas cooperativas do estado convidada pela Secretaria da Agricultura para participar do evento e se fez representar pelo supervisor de grãos Sidinei Lodi e pelo supervisor de armazenagem Marcos Bogler, que destacaram a importância de discutir com os diversos setores envolvidos na cadeia produtiva do milho.

"A Secretaria da Agricultura tem como foco contribuir com o setor produtivo, criando mecanismos para fomentar a produção e promover o desenvolvimento do Estado", disse o secretário Covatti Filho. Após aprovação na Câmara Setorial, a minuta será encaminhada para análise da Casa Civil e posterior decreto estadual.

"Queremos fortalecer o agronegócio, traçando linhas de ação prioritárias para o Estado, como é o caso do milho, já contemplado no Plano Plurianual", destacou o diretor do Departamento de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural da Seapdr, Ivan Bonetti.

Os participantes da reunião da câmara se dividiram em três grupos de trabalho, abordando questões de produção, qualidade e crédito e seguro. Entre os temas que tiveram maior destaque estão a baixa tecnologia de manejo, a necessidade de campanhas de orientação, seguro eficiente, necessidade de ampliação do Programa Troca-Troca de Sementes (executado pela Seapdr), linhas de financiamento para armazenagem, estocagem e comercialização do grão, preço mínimo nacional maior, ações para minimizar a oscilação no preço durante a safra, os problemas climáticos recorrentes, a importância de programas de irrigação, cuidados com as sementes tóxicas e com a contaminação com micotoxinas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seapd

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633