zulupa.com.br
terça-feira,23 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

25/11/2019 11h27

Futuro do agronegócio e rastreabilidade são temas de Encontro Nacional das Ceasas

Notícias Emater/RS

 

 

 

Novos rumos para o setor e os pontos polêmicos da rastreabilidade de produtos vegetais frescos foram os grandes temas do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece), realizado em Porto Alegre, na quinta e sexta-feira (21 e 22/11).

 


Anfitriã do evento, a Ceasa (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, recebeu convidados de vários Estados brasileiros no Hotel De Ville. Com o auditório lotado, dirigentes e técnicos de grandes entrepostos do país, empresários e produtores rurais discutiram o futuro do agronegócio no Brasil e no mundo e a aplicação da Instrução Normativa Conjunta (INC) Nº 2 de 2018, que criou a rastreabilidade de produtos vegetais frescos.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, destacou a importância da rastreabilidade e da construção de uma saída para contemplar todos os lados, governo, entrepostos, produtores e atacadistas. Covatti também elogiou o trabalho social desenvolvido pela Ceasa, por meio do Banco de Alimentos e do programa Prato Para Todos, que distribuem hortifrutigranjeiros doados pelos permissionários para instituições assistenciais e para famílias de baixa renda, colocando de forma gratuita comida na mesa de milhares de gaúchos todos os meses.

De acordo com o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, a Instituição teve importante destaque e espaço no evento para ratificar e valorizar a grande parceria com a Ceasa e Seapdr. "Para ajudar os nossos produtores a ter acesso aos mercados, levar os seus produtos até a Central e fazer essa venda e distribuição para todo o varejo do Rio Grande do Sul".

O presidente da Ceasa-RS, Ailton dos Santos Machado, lembrou que este é o quarto encontro da Abracen/Brastece sediado na capital e citou os desafios que os mercados de abastecimento terão nos próximos anos. Já o presidente da Abracen e atual presidente da Ceasa-PE, Gustavo Melo, reiterou a preocupação de produtores e atacadistas com a fiscalização da rastreabilidade em hortifrutigranjeiros. Newton Araújo Silva Júnior, presidente da Conab, elogiou os milhares de trabalhadores que madrugam para que os alimentos cheguem diariamente às mesas das famílias brasileiras.

O evento no Hotel De Ville, na zona norte da Capital, prosseguiu com as palestras do ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e do coordenador geral da Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Hugo Caruso. À tarde, os participantes visitaram os pavilhões de produtores e os boxes das empresas atacadistas na Ceasa. Na sexta-feira (22/11), as atividades do Encontro Nacional da Abracen/Brastece serão realizadas integralmente na sede da Ceasa, na Avenida Fernando Ferrari, 1001, bairro Anchieta, em Porto Alegre.


Foto: Emerson Foguinho


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar com informações das assessorias de Comunicação da Ceasa e Seapdr
Jornalista Taline Schneider

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633