zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

25/11/2019 11h25

Sol a Sol chega a 38ª edição na região de Santa Rosa

Noticias Emater/RS-Ascar

 

 

 

A 38ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol, na região de Santa Rosa, foi sediada pelo município de Guarani das Missões, neste domingo (24/11). Delegações de 15 municípios participaram da fase regional do evento, organizada pela Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e parceria com a Prefeitura de Guarani das Missões, Associação Municipal da Juventude Rural (Amjur) e comunidade de Linha Seca Viola, anfitriã dos jogos.

 


Participam desta etapa atletas rurais de diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos, vindos dos municípios de Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Giruá, Guarani das Missões, Novo Machado, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Salvador das Missões, Santo Ângelo, São Paulo das Missões, Sete de Setembro, Tucunduva e Tuparendi. O evento tem como finalidade integrar as diferentes gerações e famílias rurais ao mesmo tempo em que promove ações de lazer e de organização rural. As comunidades anfitriãs também têm a oportunidade de arrecadar recursos financeiros para serem usados em suas necessidades e infraestrutura comunitária.

O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Adilson Webler, avalia que o evento transcorreu dentro do previsto, prevalecendo o espírito comunitário e solidário, reflexo da organização comunitária no meio rural.

Para o presidente da comunidade de Linha Seca Viola, Odair Wisniewski, ?se não fosse por todos que participaram e pelas comunidades que se mobilizaram este evento não teria sentido, por isso agradecemos aos que prestigiaram o evento e também àqueles que trabalharam intensamente para que o evento ocorresse?.

Segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, a realização dos Jogos Rurais Sol a Sol é uma forma de valorizar a família do agricultor. ?É uma oportunidade de valorizar as pessoas que vivem no meio rural e de se aproximar da proposta da Emater de trabalha com as esferas econômica e social em prol da qualidade de vida?, destacou.

O prefeito de Guarani das Missões, Jerônimo Jaskulski, cumprimentou a Emater/RS-Ascar pela parceira nos trabalhos realizados no município e região ao longo de todo ano, assim como reconheceu a parceria da comunidade e da Administração Municipal para a realização do evento. ?Reconhecemos o Sol a Sol como muito importante, por isso está no calendário oficial de eventos do município, sendo um momento para valorizar os agricultores, que produzem nossos alimentos e merecem ser valorizados?, destacou.

Modalidades
Foram disputadas 23 modalidades, como bocha, corrida de 100 metros, canastra, câmbio, corrida no saco, futsal, voleibol, salto em distância, cabo de guerra, tricô e crochê, arremesso de pedra, bolãozinho masculino e feminino, debulha de milho, chute de pênalti, bocha tiro 48, plantio com saraquá, chute no pneu, batida no prego, tiro na lata, serra lenha, milho no buraco e tiro de laço. O salão comunitário também sediou o almoço preparado pela comunidade e sarau com o Grupo Momentos.

Resultados
Participaram do desfile de escolha da Garota e do Garoto Sol a Sol e do Homem e Mulher Terceira Idade 30 candidatos de comunidades rurais da região. Cada candidato já havia recebido o título municipal, representando a beleza, o carisma e a garra do meio rural de seu município. Foram jurados o representante da Sicredi União RS, André Wenzel, a representante da Cresol, Danieli Knebel, o coordenador da Seapdr na Fronteira Noroeste, Felipe Weiler, e a representante da empresa Produza, Lurdes Martins.

Na categoria de Mulher Terceira Idade, a vencedora foi Beatriz Mumbach Scheid, de Cerro Largo. Elci Lourdes Kaufmann, de Salvador das Missões, e Maria Alzira Mombach, de Campina das Missões, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O título de Homem Terceira Idade ficou com Francisco Weber, de Campina das Missões, seguido de Egídio Griebler, de Salvador das Missões, em segundo lugar, e Enio Spohr, de Cerro Largo, em terceiro.

Como Garoto Sol a Sol foi escolhido Tiago Bueno de Oliveira, de Dezesseis de Novembro. Na segunda colocação ficou Lucas Bremm, de Salvador das Missões, e na terceira, Maurício Koslowski, de Porto Mauá.

A faixa de Garota Sol a Sol Regional foi para Luiza Clara Rudek, de Guarani das Missões. A segunda Garota Sol a Sol é Suelen Bade Forgiarini, de Santo Ângelo, e a terceira, Mainara Luiza Rorig, de Campina das Missões.

Com maior somatório de vitórias nas diferentes modalidades, o troféu de campeão geral foi para o município de Campina das Missões. Guarani das Missões e Boa Vista do Buricá ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633