zulupa.com.br
quinta-feira,25 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

05/10/2019 09h59

ExpoCandi: Associativismo e Diversificação recebem destaque no Espaço da Agricultura Familiar

ExpoCandi 2019

 

A vocação de Cândido Godói em relação ao associativismo e ao cooperativismo está em evidência no Espaço da Agricultura Familiar, durante a ExpoCandi 2019, que iniciou nesta sexta-feira (04/10) e segue até o domingo (06/10), no Parque de Eventos do município. No espaço organizado pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), pode-se conferir atividades realizadas pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) e os resultados do trabalho com a Associação Godoiense de Empreendimentos Econômicos, Ecológicos, Organizacionais e Sociais (Agemeos), Associação dos Apicultores, Associação dos Piscicultores, Associação Municipal das Mulheres Rurais (Ammur) e Cooperativa de Agricultores Familiares de Cândido Godói (Coogêmeos).
A diversidade dos produtos oriundos das propriedades rurais locais e a capacidade de trabalhar de forma coletiva e estratégica permitem que os visitantes possam conferir uma expressiva diversidade de alimentos e peças artesanais produzidos pelas Associações. ?A Agemeos, por exemplo, é resultado da união de 32 associações comunitárias que recebem assessoramento de Aters desde sua formação, sendo que o movimento iniciou em 1992?, comenta o técnico da Emater/RS-Ascar Valdir Rudi Neuhaus, que realiza o assessoramento a esta e às demais associações, juntamente com a equipe municipal, formada também pelo chefe e engenheiro agrônomo Elton Naumann, pela extensionista social Elizane Kinn e pela assistente administrativa, Dejanira Inês de Gaspari.
A Associação dos Apicultores colocou em exposição mel e produtos derivados, assim como equipamentos de apicultura e caixas de abelhas sem ferrão, e a Associação de Piscicultores traz a público seu trabalho com diversas espécies de peixes, de modo especial carpas e tilápias. A Coogêmeos comercializa alimentos da agricultura familiar, referência em qualidade na região.
A Emater/RS-Ascar, em seu espaço institucional, oportuniza aos visitantes da feira conhecer mais sobre o manejo e tecnologias para produção de alimentos integrantes do Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar, embelezamento de arredores, artesanato e atividade leiteira, sendo que Cândido Godói é o segundo maior produtor de leite da região.
 
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633