zulupa.com.br
quarta-feira,24 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

24/08/2017 16h53

São Paulo das Missões realiza Seminário sobre uso e benefícios de plantas bioativas

A temática será abordada também no 16º Fórum pela Vida, com o lema ?Vida, eu te quero viva?, no próximo dia 5 de setembro

 

O Centro de Eventos da Escola Municipal Padre Francisco Rieger, de São Paulo das Missões, recebeu mais de 160 pessoas nesta quarta-feira (23/08), durante o 7º Seminário de Ervas e Plantas Medicinais, proposta que busca valorizar o conhecimento e a biodiversidade local. O uso, cuidados, resgate e benefícios das plantas bioativas para o bem-estar e saúde foram discutidos no evento promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Saúde, da Assistência Social e da Educação, além da Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimento dos Trabalhadores Rurais, Grupos de Terceira Idade e Comunidade da Colônia Gaúcha. 


Em um primeiro momento o público foi acolhido com uma mística apresentada por estudantes dos ensinos fundamental e médio, orientados pelo professor Misael Dias, com mensagens de motivação e bem-estar. 

Segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Ademir Renato Nedel, é importante reconhecer a parceria com a Administração Municipal para viabilizar a realização de eventos e ações em prol da comunidade. ?Esse evento dá ênfase a temas que muitas vezes são esquecidos, sendo que é importante lembrar, valorizar e resgatar conhecimentos que fazem parte da nossa história desde nossos antepassados?, afirmou. 

O secretário municipal da Saúde e Assistência Social, Jorge Luís Fank, agradeceu à equipe da Emater/RS-Ascar na organização do evento. ?Graças aos organizadores deste evento temos a oportunidade de participar de uma experiência tão importante e de aprender mais sobre conhecimentos milenares?, destacou. 

Na oportunidade, a assistente técnica regional de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz, enfatizou que ?o uso e o conhecimento das plantas medicinais faz parte da cultura popular, sendo aproveitadas pelos humanos há milhares de anos e, com o tempo, adequadas às necessidades em um contexto de aprimoramento de conhecimentos?. Entretanto, Lisete destacou o cuidado na identificação das plantas, o conhecimento acerca das mesmas e a importância do autoconhecimento. Também destacou aspectos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, regulamentada através do Decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006. 

Jorge João Lunardi, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, conduziu, na oportunidade, palestra sobre a identificação de plantas terapêuticas, assim como suas indicações, contra indicações e formas de uso. A importância de cuidados com a saúde e o bem-estar também foram enfatizados. 

Para que o conhecimento seja disseminado, cada participante levou para casa uma muda de planta bioativa, bem como material com orientações sobre o preparo de chás e tinturas. A extensionista de São Paulo das Missões, Simone Thumé, compartilhou os agradecimentos em nome da Emater/RS-Ascar, pela participação do público e engajamento dos parceiros na realização do evento. 

A temática será abordada também no 16º Fórum pela Vida, com o lema ?Vida, eu te quero viva?, no próximo dia 5 de setembro, em Cândido Godói, onde são esperados participantes de diferentes pontos da região Fronteira Noroeste. 

Atração paralela
Durante a programação do Seminário de Ervas e Plantas Medicinais foi apresentada a experiência da agroindústria da família de Paulo Donel, legalizada e autorizada para comercializar milho verde em diferentes municípios do Estado. Na oportunidade, o empreendedor rural recebeu o certificado do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, entregue pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, pelo gerente regional Ademir Renato Nedel, pelo assistente técnico regional Jorge João Lunardi e pelo secretário municipal Jorge Fank, que representava a prefeita Noeli Boré Ruwer. 


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar ? Regional Santa Rosa

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633