zulupa.com.br
sexta-feira,19 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

22/07/2016 19h46 - Atualizado em 22/07/2016 20h01

Estudantes de Agronomia realizam diagnóstico de sistemas agrários em Santa Rosa

O trabalho está sendo desenvolvido através de alternância entre atividades em sala de aula e de campo. Os estudantes realizam observações e entrevistas com os agricultores.

 

Os estudantes do 7º Semestre do curso de Agronomia da UNIJUÍ estarão realizando durante essa semana, análise e diagnóstico de sistemas agrários de propriedades do município de Santa Rosa. A atividade integra o componente curricular Estágio I - Diagnóstico de Sistemas Agrários, sob responsabilidade dos professores Nilvo Basso e Angélica de Oliveira Henriques.

De acordo com o professor Nilvo o objetivo do diagnóstico é ampliar a aquisição de conhecimentos e métodos necessários para a compreensão da dinâmica e complexidade da agricultura visando à elaboração de linhas estratégicas de desenvolvimento local.

Estão envolvidos nesse trabalho 20 estudantes do Curso de Agronomia acompanhados dos professores no período de cinco dias, até sexta-feira (22), coletando dados por meio de entrevistas com agricultores escolhidos através de amostragem dirigida.

 

Diagnóstico

As atividades que estão sendo realizadas para a análise e diagnóstico, compreendem: leitura da paisagem e zoneamento agroecológico; história agrária e trajetórias de acumulação; classificação (tipologia) das unidades de produção; caracterização técnica dos sistemas de produção; avaliação econômica dos sistemas de produção; análise/diagnóstico da agricultura, linhas estratégicas de desenvolvimento rural; confecção do relatório e restituição às entidades e agricultores.

O diagnóstico irá fornecer subsídios para o município que englobam planejamento, gestão estratégica da agricultura local, proposições de políticas e projetos estratégicos.

O termo de cooperação técnica foi firmado entre a UNIJUÍ, Prefeitura Municipal através da Secretaria da Agricultura e Emater Municipal. 

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633