zulupa.com.br
sábado,20 de abril de 2024

Notícias / Rural

 

19/12/2014 19h51 - Atualizado em 19/12/2014 19h53

Dia de Campo integra programação da Festa das Frutas de Porto Vera Cruz

Município reconhecido pela qualidade e diversidade das frutas produzidas, Porto Vera Cruz, no Noroeste do Estado, sediará na próxima terça-feira (23/12), a Festa das Frutas, no Centro Municipal de Eventos.

 

Paralelamente, produtores podem participar de um Dia de Campo sobre fruticultura e horticultura, promovido em duas propriedades com sistemas de produção diferenciados.  

A partir das 9h30, os participantes podem inscrever-se e acompanhar a divisão dos grupos na propriedade de Jairo da Rosa, na Linha São José. No local, os produtores poderão visualizar estações sobre melancia irrigada, conduzida pelo técnico em agropecuária do Centro Rural Fernando Schneider; qualidade de mudas de videiras, coordenada pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Roque Zilio; e sistemas agroflorestais, apresentada pelo engenheiro agrônomo André Camargo, da Prefeitura de Porto Vera Cruz. Olericultura irrigada será o tema da estação conduzida pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Éliton Horn.

Ao meio-dia será servido almoço pela Coopovec, no Centro Municipal de Esportes e, em seguida, será disponibilizado espaço para visitação aos estandes da Festa das Frutas.

Um dos impulsionadores da matriz produtiva de Porto Vera Cruz, o Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura será o primeiro tema a ser abordado na programação da tarde. Na sequência, será a vez de conhecer a propriedade de Luiz César Rigo, na Linha Roncador, onde são cultivados produtos certificados oficialmente como orgânicos.

Na propriedade, Rigo irá explanar sobre os insumos utilizados para a produção orgânica, temática da primeira estação.

As demais estações contemplam produção de uva orgânica, apresentada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Gilberto Barbaro; produção de citros orgânico, explanada pelo engenheiro agrônomo André Camargo; e certificação orgânica, com o coordenador do Núcleo Missões da Rede Ecovida, Ademir Amaral.

O evento é uma realização da Prefeitura de Porto Vera Cruz, com apoio Emater/RS-Ascar, Coopovec, Associação dos Agricultores Familiares e Feira do Produtor. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 8429-4058.

Como chegar
Em Santo Cristo, seguir pela BR-472 em direção a Porto Lucena até chegar à localidade de Esquina Fernandes, onde há uma placa que indica “São José”. Seguir à direita em uma estrada de chão por cerca de três quilômetros. Ao chegar à encruzilhada, optar pela esquerda e rodar cerca de um quilômetro. A propriedade do agricultor Jairo da Rosa fica antes da Comunidade de São José. Haverá placas de indicação do local do evento, no percurso da Esquina Fernandes até a propriedade de Jairo da Rosa.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich

 

Comente esta notícia

Mensagem
Nome
E-mail*
   
  * não será publicado.

 

Soluty Zulupa.com.br © 2010. Todos os direitos reservados.
contato@zulupa.com.br - (55) 99700 5946 / 99613 5633